Samsung confirma regresso de chip Exynos à série Galaxy S

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Está agora confirmado que a série de smartphones de topo Galaxy S da Samsung vai ser novamente equipada com o chip Exynos, proprietário da empresa.

A confirmação foi dada por um alto responsável da marca sul-coreana, mas parece que nem todos os modelos da próxima geração Galaxy S24 vão ter este processador.

Processador Exynos vai regressar à série de topo Galaxy S da Samsung

Imagem do processador Exynos da Samsung
Alto responsável da Samsung confirma que o processador Exynos vai regressar à série de topo Galaxy S Crédito@Samsung

Os rumores a circular sobre o regresso do processador Exynos à série Galaxy S da Samsung foram hoje confirmados pela própria marca sul-coreana.

Durante uma conferência sobre os resultados da empresa no primeiro trimestre de 20223, o vice-presidente da divisão DS da Samsung LSI, Hyeokman Kwon, afirmou que existe “pressão para o regresso do Exynos à série flagship Galaxy”.

Ainda que o alto responsável da empresa não tenha dito explicitamente que esse regresso irá acontecer na próxima geração Galaxy S24, tudo aponta para que seja precisamente nessa série que o chip proprietário da Samsung volte a ser incluído.

O mesmo executivo também não especificou qual seria o modelo Exynos, mas o candidato mais provável será o Exynos 2400, visto que é o único processador de topo, desenvolvido pela gigante sul-coreana.

No entanto, alguns rumores afirmam agora que nem todos os modelos da geração Galaxy S24 vão ser equipados com o novo chip Exynos 2400. Essas mesmas fontes indicam que os modelos Galaxy S24 Ultra e Galaxy S24+ vão chegar com o processador Snapdragon 8 Gen 3.

Apenas o modelo base, Galaxy S24, é que vai chegar a integrar o chip proprietário da marca. Parece que a Samsung poderá seguir os passos de outras marcas do universo Android, como a Xiaomi por exemplo, que optam por processadores de fabricantes diferentes para equipar os vários modelos integrantes de uma série.

Este regresso do chip Exynos pode ser uma estratégia comercial para a Samsung não só reduzir custos de produção, como também diminuir a atual dependência da Qualcomm na produção da sua geração de smartphones de topo.

Alguns dos rumores a circular no mundo Web sugerem que o novo Exynos 2400 da Samsung terá resolvido problemas que chips anteriores revelaram ter no passado, como por exemplo, o sobreaquecimento.

As mesmas fontes apontam ainda que a gigante sul-coreana conseguiu dar um salto significativo no desempenho fornecido por este mesmo chip. Mas, para já, estamos ainda a uma enorme distância do lançamento da série Galaxy S24 para termos informação mais precisa.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt