Google I/O 2022: os 12 principais destaques do mundo Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A tecnológica norte-americana deu a conhecer uma miríade de novidades durante a conferência de abertura do certame Google I/O 2022 que merecem destaque. Assim, compilamos aqui os principais destaques da keynote deste evento dedicado às inovações da empresa responsável pelo motor de busca mais popular do mundo.

Foi ontem, dia 11 de maio que, na abertura da Google I/O, Sundar Pichai partilhou as últimas notícias sobre como estão a aperfeiçoar o conhecimento e a computação para criar produtos úteis para todos. Vimos também novos produtos (hardware), ainda que as principais novidades continuam a versar sobre o software.

1. Tornar o conhecimento acessível

A Google fez saber que está a ampliar o acesso ao conhecimento como parte de sua missão através de uma experiência na Pesquisa melhorada, com recursos como a Scene Exploration e uma computação mais natural e intuitiva com o Assistente Google.

2. Mais idiomas disponíveis no Google Tradutor

Em segundo lugar, a empresa mencionou que estava a adicionar 24 novos idiomas ao Google Tradutor, incluindo 10 novos idiomas africanos, como o Lingala e o Oromo.

3. Levar o Google Maps para o próximo nível

Introducing an immersive view — a whole new way to explore on Google Maps. 🌎You’ll be able to experience what a place looks and feels like before you arrive, powered by advances in AI that allow us to fuse together billions of Street View and aerial images. #GoogleIO pic.twitter.com/UCj7cInz2R

— Google Maps (@googlemaps) 11 de maio de 2022

O seu trabalho em mapeamento 3D e na aprendizagem de máquina (machine learning) irá fundir milhares de milhões de imagens aéreas e terrestres para criar uma nova experiência no Google Maps chamada de visualização imersiva.

4. Novos recursos do YouTube

A Google está a aplicar a tecnologia DeepMind para combinar texto, áudio e vídeo de forma a gerar automaticamente capítulos com uma maior precisão e velocidade. Assim, seguem-se as legendas traduzidas automaticamente em 16 idiomas para o YouTube em dispositivos móveis

5. Ajudar as pessoas a serem mais eficientes com o Google Workspace

A empresa norte-americana está ainda a incorporar a IA nos nossos produtos Workspace. De acordo com a própria, já têm o resumo automático para o Google Docs e em breve estará disponível no Google Chat e no Google Meet.

7. Melhorias nos recursos visuais no Google Meet

At #GoogleIO today, @sundarpichai talked about how we’re advancing two fundamental aspects of our mission — knowledge and computing — to create products that are built to help. https://t.co/dYpeknQNf3

— Google (@Google) 11 de maio de 2022

A tecnológica está a melhorar a qualidade de áudio e vídeo, inspirados pelo Project Starline, e a trazer a iluminação virtual com uma qualidade de estúdio profissional para o Meet. Além disso, e em simultâneo, estão a testar este recurso para garantir que todos se pareçam com eles próprios.

8. Apresentação do LaMDA 2 e AI Test Kitchen

No ano passado, a Google revelou o LaMDA, o seu modelo de IA conversacional que pode conversar sobre qualquer assunto. Agora, anunciaram o LaMDA 2, o seu modelo de IA conversacional mais avançado até ao momento. A AITestKitchen mostra como se pode usar:

Modelos de linguagem de IA avançados

O LaMDA 2 tem capacidades incríveis de conversação. Para explorar outros aspectos do processamento de linguagem natural e IA, deram a conhecer o Pathways Language Model, ou PaLM. Segundo a própria Google "Trata-se, até hoje, do nosso maior modelo."

9. Apresentação do maior hub de aprendizagem de máquina do mundo, disponível publicamente

Today at #GoogleIO, we shared our latest products and new ways we’re helping people easily access and understand information — including more natural conversations with Google Assistant, Immersive view in Maps and more. Get all our updates on the Keyword. https://t.co/fNCftQECUK

— Google (@Google) 12 de maio de 2022

Este hub é baseado na mesma infraestrutura de rede que alimenta os maiores modelos neurais da Google. Traz aos clientes uma capacidade sem precedentes de executar modelos e cargas de trabalho complexos, alimentando potencialmente a inovação em medicina, logística, sustentabilidade e muito mais.

10. Trabalhar para criar uma internet mais segura

A tecnológica norte-americana apresentou ainda a Computação Protegida, um kit de ferramentas em crescimento que transforma como, quando e onde os dados são processados. Além disso, revelaram novos recursos que oferecem ainda mais controlo sobre os dados do utilizador.

11. A próxima fronteira da computação: realidade aumentada (RA)

Augmented reality can break down communication barriers – and help us better understand each other by making language visible. Watch what happens when we bring technologies like transcription and translation to your line of sight. #GoogleIOpic.twitter.com/ZLhd4BWPGh

— Google (@Google) 11 de maio de 2022

A RA (Realidade Aumentada) proporciona novas maneiras de projeção do mundo real. Nesse sentido, a empresa tem vindo a aplicar os seus avanços em tradução e transcrição numa primeira versão de protótipo que estão a testar.

12. Android e Hardware

Por fim, a Google apresentou também novos dispositivos móveis desde os Pixel Buds e nova geração, o novo tablet, o seu primeiro relógio inteligente, bem como o novo smartphone Google Pixel 6a.

Além disso, também partilharam atualizações para plataformas como o Android, e insights sobre o nosso portefólio de produtos Pixel.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.