Google anuncia o Android 13 sem novidades de grande impacto

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Um dos principais temas das conferências Google I/O é a nova versão do sistema operativo Android. Na edição deste ano não foi diferente e, como tal, ficamos a conhecer as linhas gerais do Android 13.

A visão partilhada pela Google para o novo sistema operativo passa pelo refinar das novidades introduzidas em 2021. Com efeito, o Android 13 será uma atualização tímida que se focará no melhoramento das suas funcionalidades.

Android 13 levará o design Material You para novos elementos

A filosofia de design Material You foi introduzida no ano passado e agora, com o lançamento do Android 13, será ainda mais abrangente nos smartphones. Com a nova atualização também os ícones das aplicações e controlos de multimédia serão abrangidos por este design.

Isto significa que a cor predominante do teu papel de parede impactará também o aspeto dos ícones das aplicações presentes no smartphone. De igual modo, os controlos de reprodução de música receberão nova cor também influenciada pela capa do álbum em reprodução.

Para Sameer Samat, vice-presidente de gestão de produto da Google, estas novidades chegam para complementar a filosofia de design apresentada com o Android 12. Para a empresa americana, a ausência destes pormenores era sentida como "um produto inacabado".

Nova página de privacidade chega com o Android 13

Sem surpresa, a privacidade voltará a ser um dos vetores de melhoria no lançamento do Android 13. Com a nova versão, a Google introduz uma nova página de definições Segurança e Privacidade.

Aqui os utilizadores encontrarão um agregado de informações relativas a todos os dados recolhidos pelas diversas aplicações. Uma novidade concebida em jeito de incentivo ao utilizador para monitorizar de perto a recolha das suas informações.

Ainda no campo da privacidade, o Android 13 introduz novas permissões para as aplicações. Estas terão um espaço de manobra mais apertado, tendo mesmo de solicitar ao utilizador permissão para o envio de uma simples notificação.

O acesso a fotografias e vídeos será mais restritivo com a instalação do Android 13. Ao invés de dar permissão para a recolha de informações da Galeria, o utilizador poderá selecionar fotografias e vídeos específicos aos quais as aplicações poderão aceder.

Encriptação de ponta a ponta em conversas de grupo nas Mensagens

A aplicação Mensagens Google receberá um novo recurso que os utilizadores adorarão. Com o lançamento do Android 13, a encriptação de ponta a ponta abrangerá também as conversas de grupo nesta aplicação.

Esta funcionalidade estava, até agora, limitada a conversas com um único contacto. Futuramente, esta limitação desaparecerá com o alargamento da encriptação de ponta a ponta também aos grupos de conversa.

Diferentes idiomas entre o sistema e aplicações

Os rumores já o sugeriam e a Google anunciou hoje uma nova forma de gerir os idiomas no teu smartphone Android. Com a próxima versão, será possível definir um idioma para o sistema e outros para cada aplicação.

Ou seja, poderás ter duas ou mais aplicações a funcionar com idiomas diferentes entre si e em comparação com o sistema. Para a Google, esta é uma novidade fulcral para utilizadores fluentes em vários idiomas.

O compromisso da Google com as casas inteligentes também sai reforçado com o lançamento do Android 13. Nesta versão, a americana garante emparelhamento instantâneo com produtos inteligentes compatíveis com o novo padrão Matter.

Nota ainda para o suporte à tecnologia Bluetooth Low Energy. Além de garantir maior qualidade na reprodução de som nos dispositivos sem fios, promete uma redução de 10% nos consumos de energia.

Tal como as primeiras versões beta do Android 13 demonstravam, a Google não fará mudanças radicais no seu sistema operativo com a sua nova geração. A versão final do mesmo será libertada, como de costume, no outono.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google apresenta o Pixel 6A! Processador de topo a preço de gama média
  • Pixel Watch é oficial! Eis o primeiro smartwatch desenvolvido pela Google
  • Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 Plus vai ser revelado nesta data
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.