Pixel Watch é oficial! Eis o primeiro smartwatch desenvolvido pela Google

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Tal como se previa, a Google aproveitou o evento Google I/O para desvendar o seu primeiro smartwatch. O Pixel Watch é finalmente oficial e o produto apresentado hoje pela americana não difere daquilo que os rumores já nos indicavam.

Rick Osterloh, vice-presidente de produto e serviços da Google, foi o portador da boa-nova. Hoje ficamos a conhecer os primeiros detalhes do Pixel Watch, contudo, a sua apresentação formal acontecerá apenas no outono, aquando dos Pixel 7.

Google mostra finalmente ao mundo o Pixel Watch

Tal como os rumores sugeriram, a apresentação feita hoje do Pixel Watch é mais como um teaser ao produto. A Google levou o gadget para o palco com o intuito de nos revelar o seu design e algumas das suas características.

Relativamente ao design, confirmam-se as imagens que Jon Prosser divulgou, em primeiro mão, em abril de 2021. Com efeito, temos um relógio inteligente com um formato redondo tal como os relógios convencionais.

O corpo do Pixel Watch será construído em aço inoxidável reciclado e contará com braceletes proprietárias. Este é um ponto negativo e significa que não será fácil encontrar braceletes em canais terceiros para o relógio inteligente da Google.

A Google não adiantou mais detalhes sobre as cores e os tamanhos com que o Pixel Watch chegará ao mercado. Todavia, os rumores apontam para que este smartwatch chegue às lojas em dois tamanhos.

Pixel Watch traz um Wear OS 3 melhorado

Atendendo agora ao interior do Pixel Watch, a Google começa por revelar que este chegará ao mercado com o sistema operativo Wear OS 3. Será uma versão melhorada, com uma nova interface, melhor navegação e notificações mais inteligentes.

Foi também confirmada a integração dos algoritmos da Fitbit no Pixel Watch. Além de ser possível sincronizar dados entre a tua conta e Google e Fitbit, o Pixel Watch beneficiará do software da primeira para melhorar as leituras feitas pelos seus sensores.

Está já confirmado que o Pixel Watch conseguirá avaliar parâmetros como batimentos cardíacos, monitorização de sono e Minutos de Zona Ativa. Também o departamento desportivo do relógio da Google beneficiará dos algoritmos da Fitbit nas suas medições.

Havendo uma partilha de informações entre contas Google e Fitbit, a tecnológica americana aproveitou para reforçar o seu compromisso com a privacidade dos dados do utilizador. Com efeito, as métricas recolhidas pelo Pixel Watch não serão disponibilizadas à Google.

Com este Wear OS 3 melhorado chegam duas novas aplicações desenhadas para o sistema operativo. Em primeiro lugar, temos uma nova carteira digital para que os utilizadores possam deixar a sua carteira física em casa enquanto utilizam o Pixel Watch.

Em segundo lugar, chega uma app dedicada da Google Home para que os utilizadores possam controlar a sua casa inteligente diretamente do pulso. Ou seja, o Pxel Watch servirá de central de comando para produtos inteligentes como luzes, tomadas, campainhas inteligentes e mais.

Terás de utilizar um smartphone com Android 8 ou acima

A Google aproveitou ainda a ocasião para esclarecer que o Pixel Watch funcionará apenas em smartphones com o Android 8 ou superior. Ademais, o utilizador terá obrigatoriamente de possuir uma conta Google para conseguir configurar o seu relógio.

Tais dependências revelam que a Google quer trilhar um caminho semelhante ao da Apple com o seu Apple Watch. Ou seja, o Pixel Watch é um produto desenhado para utilizadores Android e não funcionará com um iPhone.

Por fim, a Google revela que o Pixel Watch chegará ao mercado com um preço "premium". A empresa não se quis alongar em pormenores, deixando muitos dados para a apresentação formal do seu relógio a acontecer no outono.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy A13 5G é o próximo smartphone Android barato a chegar à Europa
  • Nothing Phone (1) vai estar disponível em Portugal no verão
  • 5 produtos e gadgets Xiaomi até 50 € em promoção na Mi Store Portugal
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.