Google Chrome recheado de novidades para estes dispositivos Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O navegador mais popular do mundo, o Google Chrome, tem agora um novo rol de novidades focadas na produtividade para aproveitar o grande ecrã. Com efeito, para quem tiver um tablet Android a atualização mais recente deste browser é de instalação recomendada.

Fica assim mais fácil alternar entre tarefas, mudar entre separadores abertos no Chrome e fazer mais (e melhor) a partir dos tablets Android. Ademais, no Chrome teremos também a presença de novas funcionalidades que visam aumentar a produtividade geral.

Em seguida damos a conhecer as alterações a chegar gradualmente aos utilizadores, disponibilizadas pela própria tecnológica.

1. Ecrã e janelas lado a lado para o Google Chrome

Google Chrome

Focando-se na produtividade, o Google Chrome quer facilitar a alternância entre vários Separadores abertos no browser. Assim, tornará mais simples mudar entre separadores ao incorporar uma vista lado a lado para tirar partido do grande ecrã do tablet.

O exemplo, visível supra, mostra uma implementação algo similar ao que temos atualmente no Windows 11 da Microsoft e outras plataformas. Em todo o caso, ficará mais fácil encontrar o separador que queremos, sobretudo quanto temos vários abertos.

Ademais, para evitar o fecho acidental de separadores abertos, o botão de Fechar ficará escondido caso as miniaturas dos separadores fiquem muito pequenas. Não obstante, se fecharem algum por erro, temos um botão para restaurar o separador.

2. Vista em grelha para navegação rápida no Google Chrome

Google Chrome

Em segundo lugar temos um novo modo de apresentação dos conteúdos em grelha. É, essencialmente, um guia para encontrarmos o que precisamos quanto temos já vários separadores abertos no tablet Android.

Assim, em vez de serem apresentados num ecrã e vista horizontal, num fluxo horizontal com os vários separadores abertos, temos um ecrã próprio com a vista em grelha de tudo quanto está aberto no modo normal, ou modo anónimo do Google Chrome.

Segundo a Google, esta implementação facilitará a apresentação dos conteúdos e respetiva identificação visual para uma maior produtividade com a nova versão do navegador para Android.

3. Arrastar e Largar fora do Google Chrome

Google Chrome

A partilha de conteúdos, como imagens (e não só), do Google Chrome para outras aplicações no tablet Android ficará mais simples. O utilizador terá apenas que selecionar e arrastar o que deseja partilhar para o outro ecrã.

Isto funcionará com imagens, texto, links para páginas Web, por exemplo, em aplicações como o Gmail, Fotos, Google Keep, entre outras. Acima podemos ver, de modo sucinto, o seu funcionamento num tablet Android.

4. Modo Desktop

With the next release of #Chrome on Android tablets, we’re making it easier to navigate between tabs and enjoy your favorite websites.Learn about the improvements — from a new drag and drop feature, to a visual tab grid and more: https://t.co/pHuRtMyzU7

— Chrome (@googlechrome) 18 de outubro de 2022

Focado na produtividade, este modo simula o ambiente de utilização de um computador Windows ou Chromebook num tablet Android, ainda que não seja verdadeiramente a mesma experiência.

A pensar nisso, o Chrome pode perguntar sempre ao utilizador se quer que lhe seja apresentada a vista Mobile ou Desktop de uma página web, por exemplo.

5. Grupos de Separadores no Chrome

Os Grupos de Separadores no Google Chrome só estão disponíveis atualmente na versão do navegador para computadores e para smartphones Android. É um bom reforço de produtividade para utilizadores intensivos e sempre que temos vários separadores abertos.

Em instâncias que não os queremos fechar, o navegador permite-nos agrupar os mesmos por pastas ou categorias a definir pelo utilizador. Agora, esta mesma opção também o poderemos fazer nos tablets Android, algo que faz todo o sentido.

Por fim, estas atualizações ficam disponíveis para todos os utilizadores de tablets Android, eleitos, no decurso dos próximos dias com distribuição gradual e faseada.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.