MediaTek Dimensity 9200 chega em novembro para rivalizar o Snapdragon 8 Gen 2

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A MediaTek é a maior fabricante mundial de processadores para smartphones e demais dispositivos móveis. Ainda que a Qualcomm usufrua da melhor reputação e reconhecimento no mercado, em volume de negócios, a MediaTek tem superado a rival norte-americana nos últimos anos e agora prepara um novo processador topo de gama, o MediaTek Dimensity 9200.

Este chipset ou SoC (System on Chip) será a arma secreta da fabricante sediada em Taiwan para combater o Snapdragon 8 Gen 2, o próximo chipset topo de gama da Qualcomm.

Aliás, ambos os processadores podem ver a luz do dia já durante o próximo mês de novembro, de acordo com novas informações.

MediaTek Dimensity 9200 será o rival direto do Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm

MediaTek Dimensity 9200

Mais concretamente, as informações foram divulgadas pelo leaker Digital Chat Station através da rede social chinesa Weibo. Aí, o leaker apontou o mês de novembro como data para a próxima grande apresentação da MediaTek.

Aí, segundo o seu testemunho, ficaremos a conhecer o Dimensity 9200, o chipset de próxima geração.

Por outro lado, também o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm deve estrear durante o próximo mês, ainda que a MediaTek deva ser a primeira a revelar o seu produto. Para além disso, esta fonte refere também várias das configurações nucleares do processador em questão.

Litografia manter-se-á no processo de 4 nm da TSMC

Mediatek Dimensity 9200 launching in November, 2022.- Cortex X3

— Abhishek Yadav (@yabhishekhd) 18 de outubro de 2022

Assim, contamos com núcleos Cortex-X3 da ARM e uma nova gráfica, a Immortalis G715 GPU. Mais concretamente, os núcleos Cortex-X3 devem apresentar uma melhoria de desempenho na ordem dos 25% face aos núcleos Cortex-X2 de atual geração.

Por outro lado, a frequência máxima de processamento (velocidade de clock) e a arquitetura de núcleos, a organização de clusters, não foi divulgada pelo leaker em causa.

Numa outra nota, este Dimensity 9200 deve usar a mesma arquitetura de 4 nm desenvolvida pela TSMC. Ademais, contamos com a presença de núcleos Cortex-A710 e Cortex-A510 a completar o processador, para além dos núcleos de topo, Cortex-X3.

OPPO e Vivo entre as primeiras a usar o MediaTek Dimensity 9200

The Successor of MediaTek Dimensity 9000 SoC is scheduled to launch in early November &officially named MediaTek Dimensity 9200.It's a combination of Cortex-X3 super core + Cortex-A715 large core, and the GPU is the Immortalis-G715. pic.twitter.com/WA8ZQGlJFp

— Techy Preacher ᵗᵖ   👽 👨‍💻 👑 (@TechyPreacher) 19 de outubro de 2022

Em particular, contamos com a utilização do próximo processador topo de gama da MediaTek em smartphones como os Vivo X90, bem como na próxima gama OPPO Find X. Em seguida, juntar-se-ão fabricantes como a Xiaomi, entre outras marcas.

Ainda assim, a "luta" do MediaTek Dimensity 9200 não será fácil. Isto porque também a Qualcomm deverá apresentar o seu próprio processador topo de gama durante o próximo mês, no final do mesmo e explorar a sua melhor perceção pública.

Por fim, recordamos o ainda recente lançamento da MediaTek com o chipset Dimensity 1080, um SoC de gama média com melhor desempenho, eficiência energética, para além de melhor suporta para câmaras fotográficas até 200 MP.

MediaTek Dimensity 9200 will be released next month as a direct competitor to the Snapdragon 8 Gen 2 pic.twitter.com/IvWsGhMxxE

— Anthony (@TheGalox_) 18 de outubro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.