Google Chrome ajudar-te a poupar tempo com novidade para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O nosso smartphone Android é usado para muito mais que a simples comunicação e telefonia. É, amiúde, o nosso computador, câmara fotográfica, agenda e centro de trabalho, motivo pelo qual a Google resolveu dotar o seu navegador Google Chrome de novos e poderosos recursos de produtividade.

O objetivo? Ajudar-te a poupar tempo sempre que tens vários separadores abertos no teu smartphone Android, começando pelas abas do Chrome com as nossas pesquisas, por exemplo. O novo recurso, sem mais, foi batizado de Instance Switcher e ajudar-nos-á a tirar mais partido do nosso smartphone em cenários de multitasking, ou multi-tarefa em bom português.

Google Chrome ficará realmente útil nos smartphones Android

Google Chrome smartphones Android

Esta é uma das mais valiosas adições à produtividade esperada do navegador Google Chrome, presente em todo e qualquer smartphone Android. Permitirá aos utilizadores ter várias janelas do Chrome abertas em simultâneo para alternarmos rapidamente entre pesquisas, resultados e outros conteúdos através do browser.

Poderemos assim ter uma janela para trabalho, outra para entretenimento abertas simultaneamente. Por outro lado, pode também ser útil para comparar resultados de pesquisa com diferentes termos, ou diferentes temáticas que nos sejam úteis num determinado momento. Algo melhor ilustrado, verdade seja dita, pelas primeiras imagens desta novo recurso do Chrome, o Instance Switcher.

O recurso permite essencialmente dividir o ecrã para podermos executar duas versões do Chrome em simultâneo. Poderemos também interagir com estas janelas do Google Chrome e ir pesquisando naturalmente em ambas as instâncias.

Recurso ainda mais útil para smartphones dobráveis e tablets Android

Poderemos, portanto, começar uma pesquisa por Culinária numa das janelas e outra pesquisa Google por Jogos, na segunda instância do Chrome aberta. Será, na prática, o passo além das Abas ou Tabs para este navegador, tornando-o ainda mais prático no quotidiano.

Os utilizadores poderão, inclusive, ver vídeos do YouTube enquanto procuram, leem, ou trabalho num determinado assunto, ou documento aberto através do navegador Google Chrome. Em suma, é uma nova ode à produtividade a chegar a esta aplicação. O recurso foi primeiramente noticiado pela publicação TomsGuide, dando conta da sua gradual disponibilidade.

Pessoalmente, acredito que o recurso será melhor aproveitado nos tablets Android. Por outro lado, vejo também o seu mérito e utilidade em smartphones grandes como, por exemplo, os dobráveis Samsung Galaxy Z Fold e demais produtos que sigam esta fórmula com grande ecrã interior.

Por fim, note-se que já desde 2021 que a Google tem trabalhado nesta funcionalidade, como abaixo melhor se ilustra pelo vídeo publicado por Mishaal Rahman no seu Twitter.

Google Chrome is adding multi-instance support on Android 12. You'll be able to open up to 5 Chrome windows, each with their own set of tabs. All of these windows appear separately in the recent apps overview. https://t.co/YwLKcUHHK3 pic.twitter.com/XZBTYlngqJ

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 19 de agosto de 2021

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.