Vivo X90: data de lançamento global revelada

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A Vivo prepara-se para lançar a sua série premium X90 a nível global, mas algumas fontes estão a avançar que que o modelo Pro com chip Qualcomm será um exclusivo do mercado chinês.

Agora, novos rumores revelam que a série flagship da Vivo será lançada em todo o mundo dia 3 de fevereiro, sendo que as pré-reservas vão ser abertas já este mês a 27 de janeiro.

Vivo X90 Pro com processador Qualcomm poderá ser um exclusivo do mercado chinês

Vivo X90
A série Vivo X90 foi apresentada em novembro de 2022 na China Crédito@Vivo

Ao que tudo indica, a Vivo está a preparar o lançamento global da sua série premium X90. Recorde-se que o modelo X90 Pro foi o primeiro smartphone equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 2 a chegar ao mercado chinês.

Mas parece que este modelo vai manter-se como um exclusivo da China. Algumas fontes estão a avançar que a Vivo vai disponibilizar no mercado global os dois modelos da série, X90 e X90 Pro, mas equipados com o processador Dimensity 9200 da MediaTek.

Entretanto, o site Pricebaba está a avançar a data de lançamento oficial deste dois terminais em todo o mundo. De acordo com esta publicação, os modelos chegam às prateleiras das lojas no próximo dia 3 de fevereiro.

Já de 27 de janeiro a 2 de fevereiro vão estar disponíveis as pré-reservas, em todo o mundo, para os utilizadores encomendarem estes dois terminais.

Aparentemente, a Vivo optou por uma estratégia de mercado diferente. Não está interessada em competir, no mercado global, com as suas rivais chinesas que também vão disponibilizar em breve modelos topo de gama equipados com o chip de última geração da Qualcomm.

Especificações esperadas na série Vivo X90

Espera-se que as variantes globais tenham as mesmas especificações que os modelos chineses atualmente disponíveis. Recordemos então algumas das suas principais especificações.

Tanto o X90 como o X90 Pro exibem um ecrã de 6,78 polegadas com uma resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz. Saliente-se que o ecrã tem um leitor de impressões digitais embutido.

Ambos os modelos estão equipados com o processador Dimensity 9200 da MediaTek e contam com de até 12 GB de memória RAM LPDDR5 e de até 512 GB de armazenamento UFS 4.0. No entanto, o modelo base conta com uma variante com 128 GB de armazenamento UFS 3.1 que não está disponível no modelo mais avançado.

Mais diferenças na bateria integrada. O X90 conta com um exemplar de 4.810 mAh com suporte para carregamento rápido de 120 watts. Já o modelo Pro tem o mesmo carregamento rápido de 120 watts, mas uma bateria maior de 4.870 mAh.

Na parte ótica, o modelo base conta com uma configuração de câmara tripla com um sensor primário de 50 megapixéis, um ultrawide de 12 megapixéis e ainda um sensor telefoto igualmente com 12 megapixéis.

Por sua vez, o X90 Pro na mesma configuração de câmara tripla apresenta já um sensor principal de 50 megapixéis, um ultrawide de 13 megapixéis e ainda um sensor telefoto com 50 megapixéis de resolução.

Infelizmente, nenhuma fonte avança com informações sobre o preço com que vão chegar à Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt