Google Chrome 104 já está disponível com boas novidades

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A mais recente distribuição do navegador Google Chrome, o Chrome 104, já está disponível para qualquer utilizador. Hoje, com efeito, deu-se a distribuição global da nova versão, bastando aceder às Definições do browser e fazer uma Verificação de Segurança.

Esta versão, atualizada, permite usar a nova Sandbox de Privacidade, até então só disponível na versão beta, além de trazer melhorias para a apresentação em vários ecrãs (multi screen) para várias web apps. Ademais, temos as melhorias de estabilidade na utilização.

Atualiza já o teu browser Google Chrome com a versão 104

What’s new for developers in Chrome 104? 1️⃣ getDisplayMedia 2️⃣ Media query syntax3️⃣ Shared Element TransitionsAnd there’s plenty more. Get the details from @petele. → https://t.co/wxvHJdA3Dj pic.twitter.com/UBQfpZ7H5C

— Chrome Developers (@ChromiumDev) 2 de agosto de 2022

Após uma pequena interrupção do calendário mensal de atualizações para o navegador, a Google volta a disponibilizar uma versão do browser mais popular do mundo. Vem suceder ao Chrome 103 e traz novas funções entre as quais destacamos a Privacy Sandbox, bem como as definições para o ecrã, melhorias para o modo multi screen, além do reforço das capacidades para videochamadas.

A tecnológica norte-americana continua a trabalhar num substituto operacional para as cookies, os dados alusivos às preferências e hábitos dos utilizadores que possibilitam aos anunciantes escolher as melhores publicidades para cada utilizador. A solução? A apelidada Privacy Sandbox, ainda em desenvolvimento, mas já estável o suficiente para integrar o Chrome 104.

Desse modo, a partir de agora, todos os websites podem pedir ao Chrome para lhes conceder acesso apenas a determinados tópicos. Isto ao invés de aceder a um escopo alargado de informações do utilizador como, por exemplo, o histórico de navegação online.

A Privacy Sandbox é uma das principais novidades do Chrome 104

💫 The CSS Individual Transform Properties are included in Chrome 104, this means they are now available in the three main browser engines! Find out how to use them in this post by @bramus https://t.co/cx5kCfSMIZ

— Chrome Developers (@ChromiumDev) 2 de agosto de 2022

Temos também um reforço da segurança e estabilidade para o navegador, além de novidades mais pragmáticas. Em causa estão os modos multi-window com ecrã completo, agora com mais hipóteses de ajuste e posicionamento no monitor dos utilizadores.

Trata-se de uma novidade focada sobretudo nas Web apps, ou aplicações web, tal como a Region Capture, permitindo omitir certas áreas ou partes de uma transmissão em direto caso queiram, por exemplo, partilhar o ecrã durante um Zoom. Ou seja, temos mais versatilidade e controlo durante as nossas sessões de trabalho ou conversa online através das videochamadas.

Temos também melhorias exclusivas para a versão iOS do Google Chrome 104 com mais facilidade em fazer o login após a instalação do navegador. Há também uma maior integração entre o calendário do ecossistema Apple com o Chrome da Google.

Por fim, a versão Google Chrome 104 está já disponível para qualquer utilizador interessado. Para tal, basta aceder às Definições (3 pontos verticais), fazer uma Verificação de Segurança, para dar início à atualização automática.

Recordamos ainda a recente alteração ao logótipo do navegador propriamente dito, com uma das últimas atualizações prévias.

After more than 8 years without an update, we recently put a fresh spin on the #Chrome logo.Learn how the new icon captures Chrome’s evolution from UX team members @elvin_not_11 and Thomas Messenger → https://t.co/tRap2HYC7k

— Chrome (@googlechrome) 26 de julho de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.