Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Alerta Android: remove já estas 17 apps banidas da Google Play Store

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Em causa está a ameaça DawDropper. Foi detetada pelos peritos de segurança da Trend Micro Mobile sendo malware que fazia download de vários trojan ou Cavalos de Troia para o smartphone Android, ou tablet. As aplicações, 17 no total, já foram banidas da Google Play Store, mas garante que não permanecem no teu dispositivo móvel caso já as tenhas descarregado.

Os utilizadores de smartphones Android têm de ter especial atenção com as aplicações que descarregam através da Google Play Store para os seus dispositivos.

Ainda que os filtros da Google Play Protect façam um trabalho cada vez melhor na filtragem e remoção imediata de conteúdo suspeito, certo é os meliantes serem igualmente sagazes.

17 apps para Android servem apenas para roubar passwords do smartphone

Apps Android

Esta é a lista de apps Android maliciosas (já removidas) da Google Play Store:

  1. Call Recorder
  2. Rooster VPN
  3. Super Cleaner
  4. Document Scanner
  5. Universal Saver Pro
  6. Eagle photo editior
  7. Call recorder pro+
  8. Extra Cleaner
  9. Crypto Utils
  10. FixCleaner
  11. Universal Saver Pro (New version)
  12. Lucky Cleaner
  13. Just In: Video Motion
  14. Document Scanner Pro
  15. Conquer Darkness
  16. Simpli Cleaner
  17. Unicc QR Scanner

Sucintamente, caso tenham alguma destas apps Android ainda instaladas nos respetivos smartphones Android e / ou tablets, removam-nas de imediato! Em todas foram detetadas instâncias do malware DawDropper usado para fins nefastos.

Pelo menos 4 tipos de Trojans eram descarregados para o dispositivo Android

Trend Micro

Os peritos de segurança da Trend Micro deram a conhecer, na sua publicação dedicada, o modus operandi, desta campanha de malware apelidada de DawDropper. O objetivo é simples. Aceder, registar, guardar e enviar o máximo de credenciais e palavras passe (passwords) armazenadas e / ou utilizadas no dispositivo móvel, seja um smartphone ou tablet Android.

🟠Actores maliciosos han estado subiendo a #GooglePlayStore troyanos bancarios a través de #droppers ⬇️maliciosos.Uno de ellos se llama #DawDropper y abre paso a cuatro troyanos bancarios: #Octo, #Hydra, #Ermac y #TeaBot.Vía @TrendMicro https://t.co/m5obGqUSW9

— Qintegra Consulting (@QintegraC) 1 de agosto de 2022

A ameaça, bem como a lista de apps Android infetadas, foi comunicada rapidamente aos responsáveis da Google Play Store. Em pouco tempo as aplicações foram removidas, não sem antes terem sido profusamente instaladas pelos utilizadores insuspeitos.

Desse modo, resta aos utilizadores terem um cuidado adicional com as apps que instalam nos respetivos equipamentos. Neste caso, se tiverem alguma das apps instaladas, removam-nas de imediato, sem necessidade (nem ser recomendada) outra ação.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.