Google atualizou estas apps e serviços com novo design Material You

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A mais recente alteração visual aos serviços e apps da própria Google, anunciada já em meados de fevereiro, começa agora a chegar aos utilizadores. Em causa está a aplicação do Material Design 3 à interface de utilizador (UI) dos serviços Google Drive, Docs, Slides e Sheets.

Com esta alteração visual a tecnológica norte-americana visa diminuir o ruído visual, ajudar os utilizadores a encontrar mais facilmente os botões e controlos na versão web destas plataformas e melhorar a colaboração. Com efeito, temos um visual mais cuidado, relativamente simples e agradável de usar.

Há um novo visual a chegar às apps da Google

Google Material You

As mudanças podem ser já notadas ao aceder à Google Drive. Aí, encontramos já um visual renovado, mais leve, agrupado por elementos temáticos que visam facilitar a visualização dos conteúdos, bastando um realce para apreender os conteúdos.

Temos assim cantos arredondados em virtualmente todos os elementos da Google Drive, além de cabeçalhos mais proeminentes. O intuito é, mais uma vez, facilitar a compreensão e visualização rápida dos principais elementos, bem com o trabalho em curso.

Temos também novos filtros para diferentes tipos de ficheiros, data de última alteração, bem como pessoas a trabalhar / colaborar num determinado documento. Ou seja, além das alterações visuais temos também melhorias funcionais.

Material You 3 chega agora às apps da Google Drive e Workspace

Google Drive

Há também um novo botão para criar um "Novo" documento através da plataforma Google Workspace. O seu formato agora arredondado assemelha-se mais a um comprimido, ou cilindro, indo ao encontro da filosofia de design Material You.

Mais ainda, basta passar o rato por cima deste botão "Novo" sem clicar, para serem reveladas as possibilidades de criação de diferentes ficheiros. Na prática, uma pré-visualização daquilo que podemos criar a partir desta plataforma de produção.

Visual aplicado também ao Google Docs, Sheets e Slides

Google Docs

As alterações e melhorias estendem-se também o Google Docs, Sheets e Slides que agora apresentam, também eles, o novo botão com formato arredondado. Há ainda um novo tipo de cor de fundo, em azul-claro com baixa saturação para separar os elementos.

O aspeto está mais discreto e sobretudo leve. Note-se, por exemplo, a aba direita no Google Docs com as anotações / sugestões dos demais colaboradores na produção do documento.

Em suma, temos uma uniformização dos vários produtos e serviços da Google com a introdução desde design. Por fim, conforme a própria tecnológica, estas alterações chegarão a todos os utilizadores no espaço de 15 dias.

Trata-se, numa última nota, de uma atualização server side, pelo que temos que aguardar pela distribuição do Material You 3 pela própria empresa norte-americana.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.