Android 15 arrefece as temperaturas com a escolha do nome da versão

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google tem lançado anualmente, de forma periódica e expectável, uma nova versão do seu sistema operativo. Temos, atualmente, o Android 13 como iteração mais recente disponível para o grande público, e por norma revestida com diferentes interfaces.

Paralelamente, temos já as versões prévias, do Android 14. Esta será a próxima grande distribuição da plataforma da Google, de momento disponível apenas em versão Developer Beta. Mais ainda, agora temos a confirmação do nome da versão Android 15.

Android 15 terá um sabor a Baunilha

Android 6.0 MarshmallowAndroid 7.0 NougatAndroid 8.0 OreoAndroid 9 PieAndroid 10 Quince TartAndroid 11 Red Velvet CakeAndroid 12 Snow ConeAndroid 13 TiramisuAndroid 14 Upside Down Cake 🆕

— Alvin (@sondesix) 9 de fevereiro de 2023

Para os programadores interessados, já há cerca de um mês que a Google disponibilizou a mais recente versão de teste do Android 14, mas poucos de nós a terão testado. Por outro lado, caso tenham um smartphone Google Pixel estarão na linha da frente para poder testar o que de facto existir aqui de novo.

Não obstante, estamos agora a versão sobre o Android 15 e do respetivo nome comemorativo da versão. A propósito, recordamos que já desde a versão 1.5, conhecida como Cupcake, que a Google tem usado nomes de iguarias doces para as novas compilações.

Ainda a título de exemplo, tivemos a versão Donut, bem como a 2.0 Eclair, a Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, Lollipop, etc. Dito isto, a atual versão do Android 13 foi apelidada Tiramisu. Já a próxima versão, o Android 14, deverá ser apelidado de Upside Down Cake (bolo invertido).

Google continuará a usar nomes de doces para as versões do Android

It's a bit earlier than usual, but it seems the internal dessert code-name for Android 15 V has been revealed: "Vanilla Ice Cream". pic.twitter.com/pRTFJ4iIfO

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 3 de março de 2023

Mais ainda, segundo avança agora o programador Mishaal Rahman, responsável também na plataforma XDA Developers, o Android 15 será apelidado Vanilla Ice Cream. Ou seja, teremos um Android 15 Gelado de Baunilha a chegar algures em 2025, possivelmente.

Note-se que o nome da versão do Android 14 foi revelado em abril de 2022, por isso, estamos sensivelmente a seguir uma mesma calendarização para este versão.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.