Falha de segurança em carros Ford e Volkswagen coloca condutores em risco

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Um estudo de segurança britânico revela que dois dos carros mais vendidos da Europa tem graves falhas de segurança. Em questão estão o Ford Focus Titanium e o Volkswagen Polo SEL, ambos a gasolina. As falhas podem expor facilmente os dados pessoais dos proprietários ou condutores dos veículos.

A revista britânica Which?, juntamente com a empresa de segurança virtual Context Information Security, conseguiram facilmente entrar no sistema de informação da Volkswagen num dos veículos testados. Desta forma, conseguiram ter acesso aos contactos, moradas e histórico de navegação do veículo.

Falhas de segurança podem afetar sistemas de segurança vitais

Infelizmente, as falhas não permitem apenas um "mero" roubo de dados. De acordo com a pesquisa, no Volkswagen Polo, um hacker consegue desativar o sistema de tração das rodas, uma função de segurança essencial na condução em pisos molhados ou em outras condições adversas.

Já no Ford Focus, é possível entrar no sistema que controla a pressão dos pneus e colocar informações erradas, fazendo o veículo assumir que a pressão está boa quando, na verdade, é o contrário. Contudo, em resposta, a Ford indica que o sistema de controlo (TPMS) requer que o criminoso se mantenha perto do veículo para poder obter tal controlo.

Condutores devem ter precaução com os dados recolhidos

Tal como nos telemóveis, quando instalamos uma app temos de ter atenção para as permissões da mesma e a quantidade de dados que recolhe. A Which? recomenda a qualquer condutor destes veículos que tenha atenção a isso quando instalar apps que se liguem ao carro.

Ao mesmo tempo, a revista aconselha vivamente a que os utilizadores façam revogação de direitos de apps e uma limpeza total ao sistema, na eventualidade de venderem o veículo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Dacia refere que o seu carro elétrico será "o mais acessível do mercado!"
  • Tesla Model 3 totalmente destruído anda como se estivesse novo! (Impressionante vídeo)
  • Xiaomi Mi 10 Pro fora do top 5 de smartphones mais fluidos da atualidade. Estes são os 10 primeiros
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.