Facebook estende fact-checking ao Instagram para atacar fake news

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O problema é generalizado às várias redes sociais. Tal como no Facebook ou no Twitter, também no Instagram vemos uma proliferação das denominadas fake news. Contudo, o Instagram pretende mudar as coisas o mais rápido possível.

A medida arranca ainda esta semana. Fact checkers (verificadores de factos) do Facebook começam a trabalhar também no Instagram. Ainda assim, publicações que se verifiquem ser fake news, não serão removidas. Apenas será reduzida a sua distribuição.

Publicações com desinformação não são apagadas, mas deixam de ter destaque

Segundo disse uma fonte ao site Poynter, a ideia é a mesma que no Facebook. As publicações que se verifiquem ser falsas, não serão apagadas. No entanto, estas não aparecerão no ‘Explorar’ nem nas pesquisas por hashtag. Ou seja, corta-se-lhes a torneira do destaque.

Desde as últimas eleições nos Estados Unidos, que estas questões são levadas cada vez mais a sério. Se uma imagem falsa é encontrada no Facebook, o algoritmo vai também tentar encontra-la no Instagram.

Nem todas as falsas publicações estão em ambas as redes. Ou seja, uma imagem pode estar no Instagram e não no Facebook. Pelo que as publicações do Instagram serão a partir de agora diretamente tratadas pelos denominados verificadores de dados do Facebook.

Como escreve o Poynter, uma das ideias do Instagram é alertar os utilizadores que procuram por falsa informações através de pop-ups. Contudo, rotular as fotografias que se verificaram fake news como tal pode tornar-se uma medida mais efetiva.

Editores 4gnews recomendam:

  • Twitter já te deixa tornar os retweets bem mais interessantes!
  • Novos Samsung Galaxy Buds poderão vir a ter bateria removível
  • Especificações do Pixel 3a reveladas na eminência da sua apresentação
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.