Este carro elétrico barato bateu o Tesla Model 3 em vendas na China

Bruno Coelho
Comentar

O Tesla Model 3 é um caso de sucesso em países como Portugal, onde fechou 2020 na liderança de vendas dos carros elétricos. Desde que chegou à China, tornou-se também um sucesso no país. Mas agora foi ultrapassado pelo Wuling Hongguang Mini EV.

Wuling Hongguang Mini EV é o carro elétrico mais vendido na China

No mês de janeiro, o Tesla Model 3 deixou de ser o veículo mais procurado pelos consumidores chineses para ser o referido Wuling Hongguang Mini EV. A maior razão de todas é o preço, visto que esse modelo custa qualquer coisa como 3600 € na sua versão mais acessível (28 800 iuanes).

Wuling Hongguang Mini EV

Este não é um veículo elétrico com os pergaminhos e o Autopilot do Tesla Model 3. Aliás, quem quiser a versão com ar condicionado tem de pagar um pouco mais: cerca de 4800 €. De referir que falamos de um veículo citadino, com apenas 2,9 metros de comprimento de 1,49 metros de largura.

Wuling Hongguang Mini EV

Este carro elétrico resulta de uma parceria da SAIC (fabricante de automóveis chinesa) e a americana General Motors. Com apenas 18 cavalos no seu motor elétrico, o automóvel conta com bateria de 9,2kWh.

Wuling Hongguang Mini EV

Na China é anunciado como tendo uma autonomia para 120km no método NEDC. No WLTP que usamos em Portugal tais números poderão equivaler a algo como 90km de autonomia. Na versão com bateria de 13,8kWh pode chegar aos 170km de autonomia em NEDC (130km por cá).

Wuling Hongguang Mini EV

A verdade é que desde a construção da Giga Factory em Xangai, a Tesla liderava as vendas carros elétricos na China. Mas segundo os dados do Electrek, só em janeiro este "pequeno" veículo vendeu 36 mil unidades, contra 13 mil do Model 3 e 1600 do Model Y da Tesla.

Wuling Hongguang Mini EV

O veículo chinês está longe de ser um assombro tanto em características como em autonomia. Mas o baixo preço torna-o bastante atrativo para qualquer consumidor que queira um automóvel amigo do ambiente para curtas distâncias.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.