Estados Unidos proíbem programas da Adobe na Venezuela

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Após uma ordem executiva dos Estados Unidos, a Adobe vai deixar de disponibilizar os seus programas a utilizadores na Venezuela. Esta ordem proíbe o país de negociar com empresas americanas, à semelhança da situação com a Huawei. Utilizadores na Venezuela tem até 28 de outubro para transferir os seus ficheiros antes que o acesso seja bloqueado por completo.

Assim sendo, utilizar Adobe na Venezuela passará a ser ilegal. A Adobe não teve 'papas na língua' a avisar os seus clientes, tendo que deixar tudo bem claro. "A ordem executiva 13884 proíbe transações entre empresas, entidades e indivíduos americanos e a Venezuela."

O mais lamentável é que a Adobe também vai fechar todo o serviço pós-venda no país. Significa que novos subscritores não serão reembolsados e situações pendentes como apoio ao cliente e reclamações serão completamente ignoradas.

Falta de acesso ao Creative Cloud da Adobe traz consequências

Imagina um país sem acesso aos programas da Adobe. Designers não podem mais usufruir do Photoshop, Illustrator ou outras ferramentas de imagem. Editores de vídeo não podem utilizar Premiere Pro ou After Effects, colocando o trabalho de freelancers em grande risco.

O Behance, uma plataforma onde designers e artistas podem colocar o seu trabalho, também vai desaparecer. Muitos utilizadores colocavam o seu portfolio no Behance, de forma a poder mostrar facilmente os seus trabalhos a potenciais clientes.

O Adobe Reader também vai desaparecer, dificultando a leitura e edição de ficheiros PDF. É importante salientar que todas estas ferramentas tem substitutos (por vezes gratuitos) mas isso não invalida a situação. Os programas da Adobe são utilizados por milhares pelo mundo inteiro e negar essas ferramentas a um país inteiro é algo cruel.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp: alguns utilizadores começam a receber o Dark Mode! Vê as diferenças
  • Google está farta da fragmentação do Android e toma medidas
  • Xiaomi Redmi Note 8 Pro que se cuide! Novos Realme estão a chegar à Europa e são fantásticos!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.