Estados de voz chegam ao WhatsApp, vê como os podes usar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp tem um separador dedicado ao nosso estado que nos permite partilhar imagens ao estilo das Stories do Instagram. São os seus Status ou Estados, função introduzida em 2017 que agora passa a suportar também trechos de áudio neste formato.

Em causa está a mais recente atualização da app de mensagens para Android e iOS, disponível para utilizadores de ambas as plataformas. O anúncio foi divulgado pela própria empresa do grupo Meta através das suas redes sociais e canais próprios.

Estados de voz já disponíveis no WhatsApp

WhatsApp Status
Estas são as novidades a chegar ao WhatsApp para Android e iOS com os novos Estados de Voz.

Assim sendo, após vários meses de rumores e algumas versões de teste em que a função foi primeiramente detetada, temos agora a sua chegada oficial. Portanto, caso queiram tirar mais partido desta secção da app de mensagens, já o podem fazer.

Foi através de uma publicação no blog oficial do WhatsApp que ficamos a par das novidades. A plataforma de comunicação confirmou que, após meses de desenvolvimento e teste, o recurso está agora disponível para todos os utilizadores do WhatsApp.

É a mais recente forma de partilhar atualizações do nosso estado através desta app de comunicações instantâneas. Será, possivelmente, uma boa forma de partilhar pequenos clips de áudio com a nossa família e amigos.

Podem partilhar até 30 segundos de áudio nos Estados

Os Estados de Voz têm uma duração máxima de 30 segundos em que o utilizador pode escolher se o conteúdo ficará público ou privado. Ou seja, temos desde logo um seletor de privacidade, sendo também possível reagir aos Estados de voz com emojis.

Por exemplo, se quiserem reagir com um emoji, têm apenas que tocar no estado e escolher um dos 8 emojis na lista rápida de reações para expressar a vossa intenção. Ademais, podemos sempre ver quem tem uma atualização de Estado graças aos anéis que rodeiam a imagem de perfil dos utilizadores.

Na prática, sempre que vires um contacto cuja imagem de perfil está rodeada por um anel, poderás tocar na mesma e ver, ou ouvir, o que este tem para apresentar. Poderás também reagir a estas atualizações com emojis de forma direta e sucinta.

Por fim, o WhatsApp também ativou a pré-visualização de links no WhatsApp, a par deste novo Indicador de Status (o anel a circundar as imagens de perfil).

https://twitter.com/WhatsApp/status/1623077801828970498

Em suma, temos as seguintes melhorias e novidades no WhatsApp:

  • Seletor de público privado
  • Estado de voz
  • Reações ao estado
  • Anéis no perfil do estado para novas atualizações
  • Pré-visualizações de ligação no estado

Por fim, estas atualizações e melhorias estão atualmente disponíveis para os utilizadores globais. Porém, a sua distribuição é feita de forma gradual e faseada, pelo que poderá demorar alguns dias a chegar a todos os utilizadores da app em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.