MIUI 14 já disponível para smartphones Xiaomi em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A MIUI é a "ROM" oficial da fabricante chinesa liderada por Lei Jun, com a mais recente iteração já disponível em Portugal para vários modelos. Com efeito, desde a gama Xiaomi 12T aos smartphones da linha Xiaomi 12, a MIUI 14 traz agora o Android 13 para estes telemóveis de gama alta, recheada de boas novidades.

Atentando na sua distribuição gradual e faseada não podemos precisar exatamente quando é que cada modelo elegível para a MIUI 14 receberá a atualização de sistema.

Porém, nos equipamentos residentes - Xiaomi 12 e Xiaomi 12T Pro - as novidades chegaram no início desta semana, em Portugal.

Gamas Xiaomi 12 e Xiaomi 12T com MIUI 14 já disponível em Portugal

Xiaomi MIUI 14 Android 13

Assim sendo, para ambos os telemóveis Xiaomi lançados em 2022, esta é a mais importante atualização de sistema desde a sua chegada ao mercado. Temos mais funções e sobretudo uma otimização geral do desempenho dos smartphones.

Isto porque além dos típicos (e bem-vindos) patches ou correções mensais de segurança, temos agora um rol de melhorias para o aspeto e funcionamento geral dos telemóveis, senão vejamos:

A atualização supera os 4 GB em tamanho de "pacote", pelo que recomendamos fazer o seu download através de uma ligação Wi-Fi à Internet. Isto, claro, para não sobrecarregar o plano de dados.

MIUI 14 torna os smartphones mais estáveis e rápidos com o Android 13

MIUI 14

Trata-se da versão global e estável deste update de sistema pelo que podem fazer a sua instalação sem receio. Feito o download, a instalação poderá demorar alguns minutos, variando de modelo para modelo de telefone.

O software, até ao momento, mostra-se ágil, sem problemas ou bugs até então e efetivamente mais rápido na operação do telefone, ainda que tangencialmente, mas o suficiente para se notar.

changelog Xiaomi MIUI 14

As melhorias apontadas pela Xiaomi no seu changelog oficial são as seguintes:

  • Utilização de menos memória, mais rapidez e resposta ágil durante mais tempo.
  • Experiência básica de utilização mais expedita e durável
  • Novidades na pesquisa dentro das Definições - categorias e histórico de pesquisas
  • Sistema - baseado no Android 13 da Google com patch de janeiro de 2023
  • Personalização - novos formatos de widget mais convenientes

As novidades estão agora em distribuição, de forma gradual e faseada, para vários modelos de smartphones Xiaomi disponíveis em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.