Descobre os momentos históricos da NASA nesta base de dados

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A NASA possui uma base de dados massiva recheada de fotografias, vídeos e clips de aúdio da maioria das suas explorações espaciais. Alguns dos conteúdos eram disponibilizados ao público mas recentemente, toda a biblioteca tornou-se acessível, de forma gratuita.

A biblioteca está disponível no site oficial da NASA. Assim que entrares, tens várias formas de pesquisar pelo conteúdo desejado. Podes pesquisar por imagens, vídeos ou áudio. Além disso, podes ainda filtrar as tuas pesquisas por ano, o que te dá acesso a registos históricos da NASA.

A biblioteca digital da NASA é uma lição de história

Para obteres os melhores resultados, convém fazeres a pesquisa em inglês. Ao pesquisarmos pelo planeta Marte (Mars em inglês), podemos encontrar vários registos das várias missões enviadas ao planeta vermelho.

Curiosamente, se filtrarmos por ano e pesquisarmos anteriormente a 1971, encontramos apenas planos e protótipos de naves. Isto porque a primeira missão onde a nave Mariner 9 conseguiu entrar na órbita de Marte ocorreu em 1971. 4 anos depois, em 1975, a NASA viria a conseguir pousar a nave Viking 1, no planeta e recolher informações.

Com a pesquisa certa, podes até encontrar as famosas gravações da primeira missão à Lua, lançada em 1969. Basta pesquisares por "Moon Landing" e filtrar por ano. Poderás então ver vários vídeos da missão incluindo a famosa frase de Neil Armstrong "um pequeno passo para um homem mas um passo gigante para a humanidade."

O site permite-te ainda fazer download dos conteúdos pesquisados. Esta base de dados será extremamente útil para estudantes, investigadores ou apenas curiosos sobre o mundo espacial.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.