Descoberto planeta com 3 sóis e onde "um ano" demora mais de meio milénio

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Quando me dizem, "aí o oceano é mais surpreendente que o Espaço", é pá... Não consigo encaixar isso na cabeça. É verdade que o nosso oceano é misterioso até dizer chega e está mesmo debaixo do nosso nariz, mas o Espaço é tão "dope" que mete nojo.

Vê ainda: Science, que nos dá a conhecer um planeta com 3 sóis e uma órbita surpreendente.

O Planeta com o nome de HD 131399Ab está encurralado entre 3 sóis e a sua órbita à estrela dominante demora 550 anos a se realizar, isto é, um ano demora mais de meio milénio para acontecer.

Este tipo de planetas eram desconhecidos até então e foi apenas descoberto devido a uma enorme capacidade de detectar um pontinho negro no meio de tanta luz.

O planeta HD 131399Ab é 4 vezes maior do que jupiter e também ele um gigante gasoso. A distância entre o planeta e a estrela principal é o dobro do sol a Plutão. Crêem-se então que possa também conter água e metano na sua atmosfera.

Algo engraçado neste planeta é que ele depara-se com três pôr-do-sol e três nasceres-do-sol, algo que é garantidamente impressionante. Na sua órbita de 550 anos 140 deles são passados sem qualquer parte do planeta presenciar escuridão visto que está a incidir com os outros dois sóis.

Quando pensamos que as coisas não podiam ser mais estranhas, encontramos sempre algo que nos consegue deixar de boca aberta. (pretty dope ham?)

Talvez queiras ver:

  • Rover Curiosity fica em “Safety Mode” depois de problema no sistema
  • Vê o lançamento de 3 astronautas para o espaço esta noite em direto
  • Luas de Marte podem ter sido formadas por um impacto de um objeto do tamanho de Plutão
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.