A Dacia apresentou a mais recente versão do seu elétrico Dacia Spring. Este é um dos veículos elétricos mais baratos do mercado, que chegará em breve ao mercado nacional com uma cara renovada.
A versão 2024 do Dacia Spring está, segundo a marca, mais estilosa e mais apelativa após ter renovado vários traços estéticos deste veículo. Se andas à procura de um carro elétrico com valores na casa dos 20 mil euros, vale a pena ficar a conhecer o novo Spring.
Novo Dacia Spring inspirou-se no design do Dacia Duster
As mudanças estéticas exteriores do novo Spring são evidentes e tornam-no num veículo mais musculado. A Dacia inspirou-se no SUV Duster para reformular o seu elétrico para as massas e as diferenças não passarão despercebidas.
O Dacia Spring conta agora com uma dianteira renovada, com destaque para os seus faróis inteiramente em LED. Esta secção de iluminação do carro será apenas interrompida, ao centro, pelo logótipo da marca romena.
A sua traseira também conta com uma nova barra ao centro onde se posiciona o sistema de iluminação do carro e o logótipo da marca. Já de lado, destaque para os novos painéis nas portas, apesar de os manípulos não se alterarem.
O interior do Dacia Spring foi completamente remodelado de modo a acomodar a sua nova filosofia de design. Nota para o seu painel digital de 7 polegadas em todas as suas versões, além do ecrã central de 10 polegadas compatível com sistema Android Auto e Apple CarPlay.
Atendendo às novas regras europeias, o novo Dacia Spring conta com um novo leque de sistemas de ajuda à condução. Em causa, o sistema de travagem de emergência, reconhecimento de sinais, alerta de saída de faixa, sistema de manutenção na faixa e detetor de atenção do condutor.
Motorização mais potente oferece 65 cv de potência
Olhando para o motor do novo Dacia Spring, temos duas opções para compra. A versão base oferece um motor de 33 kW com uma potência de 45 cv, ao passo que a mais potente tem um motor de 48 kW com 65 cv.
Ambas as versões do novo Spring oferecem uma velocidade máxima de 125 km/h. Já no desempenho, a primeira vai dos 0 aos 100 km/h em 19,1 segundos, ao passo que a segunda fá-lo em 13,7 segundos.
No que concerne à sua autonomia, os valores anunciados são de até 220 km em ambas as versões. Segundo a Dacia, isto é mais que suficiente, pois, em média, os condutores do Spring percorrem apenas 37 km por dia a uma velocidade média de 37 km/h.
Uma novidade deste renovado Dacia Spring é o carregamento bidirecional. Isto significa que poderás usar a bateria do carro para alimentar outros dispositivos eletrónicos, através de um adaptador.
Para concluir, importa dizer que a marca ainda não divulgou os preços oficiais deste veículo. Ainda assim, espera-se uma redução de valores face à versão anterior com preços a partir dos 20 400 €. O novo Spring estará à venda a partir da primavera, com as primeiras unidades a chegar a Portugal no verão.