Cuidado com a FRAUDE: Mensagens em nome do banco Montepio voltam a circular!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Já não é a primeira vez que tal acontece e não será certamente a última. Mais uma vez voltam a ser enviadas mensagens para várias pessoas com o nome do banco Montepio (ou qualquer outro banco) a indicar que a tua conta e cartões foi desativada. Isto para que cliques num link e insiras todos os teus dados de acesso via telefone.

Eis como a burla acontece

Várias pessoas, incluindo o meu caso hoje pela manhã, recebem uma mensagem a dizer "Montepio: Seu utilizador, PIN e cartões de crédito/débito foram desativados. Efetue sua ativação já aceda (link)".

phishing burla montepio mensagens

Quando acedes ao link, que só funciona através do smartphone, de forma a conseguir enganar os mais desatentos terás uma página idêntica à do Montepio24.

Lá é solicitado o número de utilizador e o PIN Montepio 24. É neste momento que o caldo está entornado. Caso insiras os teus números aqui estás literalmente tramado.

phishing burla montepio mensagens

PARA tudo o que estás a fazer e liga para o banco a cancelar todos os teus cartões e ordens de débito na tua conta. Explica a situação que eles saberão exatamente o que fazer em seguida.

O telefone que aparece na página falsa é, efetivamente, do Montepio

Logo abaixo temos um número de telefone que visto no website oficial do Montepio, pertence ao banco. Depois de entrar em contacto expliquei a situação e confirmara, de facto, que se trata de um ataque phishing.

O colaborador João Soares foi esclarecedor ao máximo explicando que esse tipo de situações são do conhecimento do Montepio e que estão a fazer de tudo para que os seus clientes tenham noção disso.

Os bancos deviam ter um papel mais ativo

Mensagens Montepio Burla

Numa nota pessoal, seria interessante ver um banco a gastar dinheiro em publicidade informando este tipo de situações aos clientes. Em vez de pagar milhares de euros em atores que vão dizer "este banco é mesmo fixe", seria garantidamente mais benéfico para os seus clientes que aproveitassem esse dinheiro para dizer aos clientes, "nós estamos aqui e cuidado com o mundo em que vives".

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.