Comunidades do WhatsApp: há mais novidades a chegar a Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Meta (ex Facebook) anunciou recentemente o lançamento global de uma nova funcionalidade para o WhatsApp, as Comunidades. É o mais recente recurso a chegar à app de mensagens, permitindo criar sub-grupos dedicados a diferentes temáticas e interesses.

Foi, com efeito, pela mão de Mark Zuckerberg que ficamos a conhecer as Comunidades do WhatsApp, a caminho, mas ainda não disponíveis em Portugal. Todavia, a plataforma de comunicações instantâneas já revelou mais novidades sobre o seu funcionamento.

Comunidades trazem mais novidades para a plataforma WhatsApp

Comunidades WhatsApp
Crédito: ©Meta / DR.

O exemplo acima referido é particularmente ilustrativo das novas capacidades. Imagine-se um prédio urbano de habitação com várias frações, ora, porque não criar uma Comunidade para esse mesmo edifício? Aí podemos ter vários sub-grupos como o condomínio, ajudas entre vizinhos, associações de pais, etc.

Pode-se, de igual modo, perspetivar uma Comunidade de uma determinada Escola com vários sub-grupos para pais de alunos de determinados anos e turmas. Em suma, as comunidades são constituídas por vários grupos que partilham um interesse comum.

WhatsApp

De acordo com a Meta, através do seu blog, "assim que o utilizador esteja numa comunidade, pode mudar de grupo de forma fácil de modo a informação que precisa, quando precisa. Além disso, os administradores podem enviar novidades importantes a todos os seus membros".

Porém, de momento as Comunidades ainda não estão disponíveis em Portugal, nas atuais versões do WhatsApp para iOS - 22.21.77, e Android - 2.22.23.73. Será, contudo, uma questão de tempo até chegarem ao nosso país.

Há mais três novidades a chegar à app de mensagens

A plataforma de comunicações instantâneas permite também Criar Votações diretamente numa conversa, para além de permitir agora vídeo-chamadas com máximo de 32 pessoas. Por fim, temos também um novo limite para 1024 integrantes nos grupos de WhatsApp.

O WhatsApp recebe constantemente novas funcionalidades, sendo as Comunidades uma das melhorias mais significativas do ano para esta plataforma. É uma nova forma de se conectarem com grupos relacionados e respetivos participantes. Agora, resta-nos aguardar pela sua disponibilidade oficial também em Portugal.

Welcome to Communities 👋Now admins can bring related groups together in one place to keep conversations organized.Organized. Private. Connected 🤝 pic.twitter.com/u7ZSmrs7Ys

— WhatsApp (@WhatsApp) 3 de novembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.