Matter é oficial! Chegou o protocolo que vai simplificar a tua casa inteligente

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Num evento que decorreu em Amesterdão, a Connectivity Standards Alliance fez um dos anúncios mais aguardados de sempre por quem tem ou quer construir uma casa inteligente. Falo do Matter, um novo protocolo desenhado para descomplicar uma Smart Home.

O protocolo Matter figura nas notícias tecnológicas há alguns anos como uma promessa muito interessante. A partir de hoje deixa de ser uma promessa e passa a ser uma nova plataforma de desenvolvimento para produtos para uma casa inteligente.

Matter chega para simplificar a configuração e funcionamento de uma Smart Home

Se estás por dentro do assunto das casas inteligentes, sabes que antes de começar a comprar produtos inteligentes tens de escolher um ecossistema. Seja ele da Google, Amazon, Samsung ou Apple, esta é uma dependência a ter em consideração na hora de comprar dispositivos.

Com a introdução do Matter, essa preocupação será apenas uma lembrança. O principal objetivo deste protocolo é desenvolver um ecossistema universal em que qualquer dispositivo desenvolvido para num dos ecossistemas mencionados acima possa operar com os demais.

Imagina que tens uma coluna inteligente da Google, mas queres aquela campainha inteligente da Amazon que, até agora, necessitava da Alexa para funcionar. Com a introdução do Matter, a última poderá ser controlada também através da Google Assistant.

Tal como podes ver no vídeo mais acima, o objetivo é que possas comprar uma lâmpada inteligente como se de uma lâmpada convencional se tratasse. Se gostas daquela lâmpada, compra-a sem teres de te preocupar em saber se ela funcionará com o teu ecossistema ou qual a aplicação necessária para a sua configuração.

Smart Home

O Matter é um protocolo que será implementado em muitos dos produtos smart a serem lançados futuramente, mas também com aqueles que já tens em casa. Tal será possível através de uma simples atualização do firmware para os teus produtos inteligentes.

190 produtos já foram certificados para o Matter e mais virão

Aquando do anúncio oficial do lançamento do Matter, foi referido que existem já 190 produtos certificados para este protocolo. Todavia, este número não se ficará por aqui, com a promessa de que muitos mais se seguirão.

Graças à introdução do Matter assiste-se ainda a um regresso de várias marcas que tinham esmorecido a sua participação neste tipo de tecnologia. A promessa de simplicidade e uniformização revela-se tentadora não só para os consumidores, mas também para as marcas.

Importa, por fim, sublinhar que o anúncio do Matter não significa que as suas vantagens estejam automaticamente disponíveis em qualquer casa inteligente. Caberá agora às empresas - como Google ou Amazon - compatibilizar os seus produtos e ecossistemas com este promissor protocolo.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.