Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

3 motivos para comprar o Apple iPhone SE e não um Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O Apple iPhone SE (2020) foi apresentado em abrir do ano passado com o preço a começar nos 499 € em Portugal. Há pelo menos três boas razões para justificar a sua compra face a qualquer smartphone Android neste mesmo segmento de preços.

Para quem está à procura de um novo smartphone pequeno, fluído, com atualizações garantidas, produzido por uma marca de confiança e imediatamente reconhecível ao público, há vários motivos para comprar o iPhone SE (2020) e não um Android.

1. Atualizações garantidas do iOS até 5 anos

Apple iPhone SE (2020)
O iPhone SE (2020) está disponível em preto, branco e vermelho (Product RED).

A Apple é a fabricante que melhor suporte dá aos seus utilizadores. As atualizações de software trazem novas funções ao iPhone, reforçam a sua segurança e estabilidade de operação. São um quesito extremamente importante na hora da compra.

Ao comprar um iPhone SE (2020) terás, muito provavelmente, atualizações do sistema iOS até 2025. Atualmente as fabricantes Android fornecem, em média, atualizações de sistema durante dois anos, ou três no caso da líder de mercado, Samsung.

Por outro lado, as atualizações do Android tendem a chegar em primeiro lugar aos smartphones topo de gama de cada fabricante, com os demais dispositivos a serem, por vezes, esquecidos ou a tardar vários meses a serem atualizados.

Em síntese, ao comprar um Apple iPhone SE (2020) verão o respetivo investimento a ser protegido pela marca como nenhuma fabricante Android o é capaz de fazer.

Mais ainda, quando chegar a hora de vender o iPhone, nenhuma fabricante Android retém tão bem o valor como a Apple. Portanto, parara quem costuma vender o telefone usado no mercado de segunda mão, esta é outra razão de peso.

2. O gratificante ecossistema Apple

Apple iPhone SE (2020

A transição para iPhone é um processo simples. Aliás, o iOS pode irritar de tão simples que é, mas assim que o utilizador se habitua à navegação fluída, aos atalhos orgânicos, pensados para facilitar a vida a quem usa iPhone, rapidamente se adapta ao iOS.

Caso já utilize um dispositivo Apple e esteja na hora de fazer o upgrade ao telefone este problema nem se coloca. O ecossistema de produtos e serviços Apple é extremamente gratificante no funcionamento do software e a sua harmonização como hardware.

Isto é o mesmo que dizer - tudo funciona exatamente como devia e como seria de esperar. Os iPhone são o smartphone ideal para quem não se quer chatear com a tecnologia, com possíveis birras do seu telefone. Algo simples, mas que funcione.

A premissa referida no parágrafo anterior é uma frase feita, mas continua verídica. Sobretudo para quem procura agora um telefone compacto, relativamente potente, fácil de usar com uma mão e com autonomia para um dia. Esse é o iPhone SE (2020).

É o iPhone mais barato que lhe dá acesso ao ecossistema de serviços Apple. É a porta de entrada para o Apple TV, Música, iMessage, FaceTime, Apple Watch e uma miríade de outros serviços em que a fabricante aposta cada vez mais.

3. Desempenho que faz justiça ao preço do iPhone

Apple iPhone SE (2020

O Apple iPhone SE (2020) está equipado com o processador Apple A13 Bionic (7 nm+), um SoC hexa-core com 2 núcleos a 2,65 GHz Lightning e mais 4 núcleos a 1,8 GHz Thunder. Entretanto, deve ser dito que já existe o 14 Bionic a 5 nm-

Até 500 euros é provavelmente a melhor compra para quem procura um telefone iOS. Mais ainda, o desempenho do processador A13 Bionic foi equiparado ao Snapdragon 865 da Qualcomm, um dos melhores processadores para telefones em 2020.

A quem procura um telefone rápido, leve e fluído, recomendamos assim o Apple iPhone SE (2020), uma aposta isenta de riscos. O telefone está disponível em preto, branco e vermelho (Product RED) em que cada compra contribui diretamente para o Fundo Mundial para combater a COVID‑19.

Atualmente encontramos excelentes alternativa Android no mercado como o POCO X3 NFC da Xiaomi, ou o Nord da OnePlus, com desempenho similar, não necessariamente superior, ou inferior. Algo que se deve à excelente otimização do sistema iOS.

As especificações do iPhone SE (2020):

  • Ecrã de 4.7″ polegadas IPS LCD
  • Resolução HD 750 × 1334 pixeis
  • Processador Apple A13 Bionic
  • 3 GB de memória RAM
  • 64 GB/128 GB/256 GB de armazenamento interno
  • Câmara traseira de 12MP
  • Câmara frontal de 7MP
  • Dual-SIM (com e-SIM)
  • Resistência ao pó e à água - certificação IP67
  • Bateria de 1821 mAh
  • Carregamento rápido a 18W (carregador rápido não incluído na caixa)
  • Carregamento sem fios
  • Peso: 228 gramas
  • Dimensões: 160,8 x 78,1 x 7,4 mm
  • Preço: desde 499 € em Portugal

A caixa do produto inclui o iPhone e o cabo USB-C para Lightning, portanto sem o carregador / adaptador USB.

O iPhone SE (2020) está longe de ser perfeito!

Como todo e qualquer produto o iPhone SE (2020) não é desprovido dos seus compromissos. A autonomia de bateria é o maior "contra" deste telefone Apple, mas há mais detalhes a apontar como, por exemplo, o design antiquado e as margens grandes.

É, para todos os efeitos, um telemóvel iOS barato, ou o mais barato que a fabricante norte-americana coloca no mercado agora e para os consumidores mais exigentes existem melhores opções. Recomendamos, de qualquer modo, a consulta da sua análise.

Antes de ires, vê os melhores telemóveis Xiaomi, com produtos para vários orçamentos. Além disso, descobre os melhores telefones para fotografia, seguindo a classificação da DxOMark.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.