Como recuperar mensagens apagadas: SMS Android, WhatsApp e Facebook Messenger

Jorge Lopes
Jorge Lopes
Tempo de leitura: 6 min.

Inevitavelmente, há momentos em que acabamos por apagar mensagens que temos no smartphone e que são importantes. Pode acontecer quando estamos a tentar arquivá-las ou exportá-las, por exemplo, e em várias apps que usamos para comunicar além do sistema de SMS normal. Mas podes descontrair: há formas de recuperar mensagens apagadas, tanto em Android como em iOS.

Tal é possível porque, na verdade, na maior parte das vezes as mensagens não são efetivamente eliminadas do dispositivo. Tal como acontece num disco rígido de um computador, os dados continuam presentes temporariamente, pelo menos enquanto não é armazenada informação nova em cima desse registo na memória interna.

Por isso é que é importante agir rápido a partir do momento em que damos pela falta das mensagens que queremos recuperar, isto no que diz respeito ao sistema SMS do telemóvel. Pode ser necessário recorrer a um computador, aliás, pois precisamos da ajuda de uma das várias ferramentas gratuitas de recuperação de dados que estão de momento disponíveis.

Para recuperar mensagens apagadas no WhatsApp e no Facebook, por outro lado, o processo é mais simples e rápido, e também menos complexo. Mas vais precisar de ter um backup feito anteriormente para ter sucesso. Vejamos então como recuperar mensagens apagadas usando diferentes métodos.

Recuperar mensagens apagadas (SMS)

Vamos então tentar reproduzir o processo de forma resumida e passo a passo, sabendo de antemão que vamos precisar de utilizar um programa que nos ajuda a recuperar dados em ambiente Android (a probabilidade de sucesso em iOS) é mais reduzida, havendo outros métodos para isso.

Alguns exemplos de ferramentas do género são o PhoneRescue, o Coolmuster Android SMS+Contacts Recovery, o Wondershare Dr. Fone for Android e o Android Data Recovery. Funcionam praticamente todos da mesma forma:

  • O primeiro passo será sempre descarregar o programa gratuito em causa e instalá-lo no computador, utilizando de seguida o cabo USB do smartphone para ligar este dispositivo ao PC.

recuperar imagens apagadas

  • Podes ter de ir às definições do Android conceder algumas permissões de acesso ao sistema e garantir que um programa externo, neste caso, possa “remexer” nos ficheiros que servem de base à instalação do sistema operativo móvel. A opção ‘Depuração USB’, por exemplo, deverá ser autorizada.
  • Praticamente todos os programas de recuperação de dados no Android executam de seguida uma análise de todos os ficheiros que foram eliminados recentemente e que podem ser recuperados, apresentando esta informação no ecrã. Podes procurar aqui pelas mensagens (ou outros ficheiros) que desejas recuperar.

recuperar imagens apagadas

  • Uma vez encontrados os conteúdos em causa entre toda a informação apresentada pelo programa, podes consultar tudo no momento ou seguir o processo que a ferramenta sugere para recuperares tudo e enviares a informação de regresso ao teu telemóvel.
  • É importante referir que pode não ser possível recuperar o conteúdo na totalidade, pois pode já ter sido sobreposto com o registo de novos dados na memória interna. É vital agir depressa assim que damos pela falta das SMS apagadas por acidente.

Existem também apps gratuitas disponíveis na App Store que podem ajudar na recuperação de mensagens escritas em particular. Alguns exemplos são a SMS Backup & Restore e a SMS Recovery, e o processo a seguir é ligeiramente diferente:

recuperar imagens apagadas

  • Naturalmente, é preciso localizar estas apps móveis na Play Store e instalá-las no smartphone.
  • No caso do SMS Recovery, basta depois selecionar a opção referente às mensagens escritas e procurar as mensagens apagadas na lista que aparece. Se o conteúdo em causa não surgir neste passo, é porque não é possível recuperá-lo.
  • Seleciona a mensagem, escolhe ‘Recuperar’ e aguarda que o processo termine.
  • Já no caso da app SMS Backup & Restore, é preciso existir um backup efetuado previamente com este mesmo recurso, para que seja agora possível proceder ao restauro.

Recuperar mensagens apagadas do WhatsApp

recuperar imagens apagadas

  • Recuperar mensagens apagadas por acidente no WhatsApp é um processo diferente, pois baseia-se no backup automático que a app efetua recorrentemente. Atenção: como vamos restaurar as conversações a partir de um backup, as mensagens mais recentes podem desaparecer permanentemente!
  • Outro ponto importante: nas definições do WhatsApp, nunca seleciones qualquer opção para fazer backup antes de escolher fazer um restauro. Isto porque, assim, o backup mais recente passaria a ser baseado no estado atual da app em termos de mensagens.
  • O processo é ligeiramente diferente na app para Android e iOS, mas o primeiro passo deve ser acedermos ao espaço ‘Armazenamento’ nas definições da app para verificarmos se existe um backup efetuado (armazenado no Google Drive ou na iCloud).
  • Caso assim seja, o método mais fácil passa por remover a app do telemóvel sem receios: quando a voltares a descarregar e a instalares de novo, o WhatsApp procederá ao restauro das mensagens conforme o backup existente e as mensagens que apagaste por acidente estarão de novo presentes.

Recuperar mensagens apagadas do Facebook

Para conseguires recuperar mensagens apagadas no uso no Messenger do Facebook, vai ser preciso mais sorte, pois os métodos existentes para tal que nem por isso são totalmente garantidos…

  • O primeiro é verificares de imediato um outro equipamento onde utilizes o Facebook e que esteja ligado – o computador, por exemplo. Mas antes deves impedir que este esteja ligado à Web: pode ser que a mensagem em causa não tenha sido ainda removida e esteja disponível no ecrã ou na própria janela da mensagem. Pouco provável…
  • A segunda tentativa pode ser contactarmos o destinatário da mensagem, já que do outro lado a mensagem pode não ter sido apagada pelo utilizador. E até pode ser o caso de este ter sido notificado por email no momento e este conteúdo estar ainda na caixa de email em causa.
  • Mas será que a mensagem foi mesmo apagada no teu Facebook? Pode ter sido arquivada automaticamente ou simplesmente estar na secção de pedidos de mensagem/contacto, caso do outro lado não tenha existido resposta (quando o destinatário não pertence à nossa lista de amigos, por exemplo). Será preciso aceder ao Facebook no browser em vez de no smartphone e explorar as várias opções e secções do Messenger em busca do conteúdo que queremos recuperar. Há uma funcionalidade de pesquisa que também pode ser útil.

Por fim, deixamos o alerta que já é habitual, de certa forma: é muito importante manter um backup atualizado do nosso smartphone. Existem várias formas de concretizar este procedimento no próprio sistema – recorrendo às cópias de segurança do Android e do iOS, via iCloud – e também com a ajuda das muitas apps gratuitas que existem para o efeito.

Passa assim a ser muito mais fácil recuperar não só mensagens apagadas como também outros ficheiros importantes como vídeos, fotografias e contactos, apenas para enumerar alguns.

Da mesma forma, este processo pode salvaguardar ainda as informações inerentes às várias apps de conversação online que utilizamos, caso estas não consigam fazê-lo independente.

Na próxima vez que não consigas encontrar seja o que for no teu telemóvel, não entres em pânico: se existir um backup, recuperar mensagens apagadas ou qualquer outra informação será uma operação muito fácil de executar e com probabilidades de sucesso (quase) totais.

Editores 4gnews recomendam:

Como formatar o telemóvel antes de o vender como usado

WhatsApp Android: Faz uma cópia das tuas conversas ou serão apagadas

WhatsApp: Google vai oferecer espaço ilimitado para cópias de segurança