Como apagar a lista de pesquisa de apps na Google Play Store

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google Play Store é o ponto nevrálgico do sistema operativo Android. É aí que vamos procurar novas aplicações e conteúdos entre as milhares de ofertas disponíveis na loja oficial, sendo fácil encher a lista de pesquisa com nomes e termos que já não interessam.

A pensar nisso compilamos esta simples dica. Trata-se de uma forma simples e eficaz de limpar o formulário de pesquisa dentro da Play Store, seja por questões de privacidade, ou simples organização. Em seguida encontrarão os passos necessários para tal.

Começa por aceder às Definições da Google Play Store

Google Play Store
O menu das opções está localizado no canto superior esquerdo.
  1. A partir do smartphone ou tablet Android abre a Google Play Store.
  2. Toca no menu à esquerda, representado pelas três linhas horizontais.
  3. Acede à secção "Definições" e localiza a opção "Limpar histórico de pesquisa local"
  4. Toca na opção "Limpar histórico de pesquisa local"
  5. Procedimento terminado, retrocede ou fecha a Play Store.

Abaixo tens as referências visuais para a execução deste procedimento de limpeza e gestão das pesquisas. Uma vez feita a limpeza os dados desaparecerão, não sendo possível recuperá-los a não ser com novas pesquisas dentro da Google Play Store.

Google Play Store
Etapas necessárias para efetuar a limpeza de histórico de pesquisas.

Este simples passo removerá as pesquisas efetuadas no dispositivo, portanto, da próxima vez que procurares algum conteúdo como aplicações na Play Store não terás as pesquisas passadas a serem apresentadas, as entradas anteriores nesta barra.

Gestão simples e eficaz do histórico de pesquisa no Android

A título de exemplo, vejam-se a imagem apresentada em seguida, ilustrando as diferenças. Note-se que ao pesquisar algum termo ou conceito dentro da Google Play Store o utilizador tem acesso às pesquisas prévias. Antes (à esquerda), depois(à direita).

Google Play Store
As pesquisas anteriores são apresentadas ao carregar e usar a barra de pesquisa.

A qualquer momento o utilizador pode efetuar esta operação no seu dispositivo Android, sempre que não queria ver alguma entrada prévia a ser apresentada. É uma dica simples, mas pode ajudar o leitor a gerir eficazmente o seu dispositivo móvel.

Por fim, caso procurem criar um limite de gastos na Google Play Store, podem ver como definir um orçamento mensal, um procedimento também ele muito expedito e eficaz.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.