O CES é conhecido por, habitualmente, ser o palco de apresentação de várias inovações. Aproveitando esta tradição, a Kia Motors apresentou o seu mais recente conceito de mobilidade que prima, exatamente, pela sua inovação.
A nova Platform Beyond Vehicle não inclui apenas um novo automóvel, mas antes vários veículos elétricos que podem ser adaptáveis às necessidades do momento de cada condutor e serem transformados para a funcionalidade táxi ou carrinha de entrega, por exemplo.
Na prática, esta plataforma é aplicável a cinco modelos-conceito Kia – derivados dos Concept PV5, Concept PV7 e Concept PV1 – que apresentam um design modular que permite adequar os veículos a propósitos diferentes. Parece confuso, mas na realidade, o mesmo chassis pode ser um táxi ou uma carrinha de entrega, bastando trocar umas peças para que fique adequado ou à função de transporte de passageiros ou à função de transporte de mercadorias.
O processo parece ser simples e bastante prático, tal como podemos ver no vídeo divulgado pela marca. Toda a adaptabilidade é conseguida através de uma tecnologia híbrida exclusiva de acoplamento eletromagnético e mecânico.
Mas a marca pretende ir mais longe e integrar também ferramentas de gestão de frotas, atualizações over-the-air e tecnologia de Inteligência Artificial nesta sua plataforma inovadora. Tudo para que os consumidores possam ter uma solução personalizada à medida do seu negócio.
Para já, o CES foi o palco da revelação da nova plataforma. De acordo com o cronograma da própria marca, a produção destes veículos elétricos adaptáveis tem início em 2025 e deverá entregar 150 mil unidades ao ano.
Editores 4gnews recomendam: