CEO do Facebook pode ser responsabilizado por fugas de dados

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O governo federal americano quer responsabilizar pessoalmente Mark Zuckerberg pelos problemas de privacidade do Facebook. A Comissão Federal de Comércio está atualmente a conduzir uma investigação à rede social.

A Comissão está a tentar concluir se o fundador do Facebook deve ser responsabilizado. Escusado será dizer que uma decisão do género seria desastrosa para o jovem empreendedor.

O Facebook e a Comissão está há cerca de um ano a discutir esta situação desde que a investigação começou. Por norma os investigadores não costumam considerar empresários directamente quando aplicam penas ou multas às empresas.

Contudo, há quem diga que esta é uma forma de enviar uma mensagem para as outras empresas do Sillicon Valley. Assim sendo, Mark Zuckerberg seria utilizado como um exemplo para os outros.

Esta pode ser uma bolha prestes a rebentar na cara do CEO

O senador americano Richard Blumenthal comentou sobre a situação. O senador afirma que Zuckerberg estava perfeitamente ciente e permitiu a invasão da privacidade dos consumidores.

"Responsabilizar Mark Zuckerberg e outros executivos de topo do Facebook de forma pessoal enviaria uma mensagem poderosa aos líderes de negócio pelo país afora. Irão pagar um preço caro por contornar a lei e enganar consumidores." - Richard Blumenthal.

Um dos maiores escândalos recentes foi o da Cambridge Analytica. Esta investigação revelou que dados pertencentes a 87 milhões de utilizadores de Facebook foram partilhadas com firmas políticas.

A Comissão Federal de Comércio quase tomou uma decisão que iria penalizar o Facebook. A rede social iria pagar multas por quaisquer futuras violações que fossem descobertas. Contudo, a Comissão não avançou com essa decisão.

Adicionalmente, um relatório do New York Times no mês passado contém informação que sugere uma investigação criminal ao Facebook. Isto devido às suas práticas de partilhas de dados.

Na sequência do escândalo da Cambridge Analytica, Zuckerberg disse "eu comecei o Facebook, eu giro a empresa e sou responsável pelo que acontece". O CEO poderá engolir essas palavras em breve.

Editores 4gnews recomendam:

  • Data de apresentação do OnePlus 7 será revelada na próxima semana
  • Xiaomi Mi Band 4 terá ecrã a cores! Mais informações reveladas!
  • Apple poderá levar algumas funcionalidades importantes do iOS para o macOS

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.