Carros elétricos: Tesla perde terreno na Europa, mas este modelo continua no Top

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O mercado europeu de carros elétricos voltou a apresentar métricas muito positivas durante o 1.º semestre de 2022. Mais uma vez, com efeito, as vendas cresceram durante os primeiros seis meses do ano, mas sem que a Tesla de Elon Musk recuperasse o primeiro lugar nas vendas.

Com um total de 633 200 veículos elétricos, os chamados "carros verdes" a serem registados na Europa durante o primeiro semestre, o mercado cresceria 31% face ao período homólogo de 2021. A propósito, no 1.º semestre de 2021 foram registados 485 000 novos carros elétricos, tornando-se evidente a tendência de forte crescimento deste setor no nosso mercado.

Mercado de carros elétricos cresce 31% durante o 1.º semestre na Europa

Smart Carros elétricos

Nem todas as fabricantes de automóveis conseguiram, contudo, aproveitar esta "onda verde". O potencial de crescimento ainda não foi aproveitado na sua totalidade pela Tesla de Elon Musk que, ainda recentemente, inaugurou a nova Giga Factory, linha de produção em grande escala no coração da Alemanha, em Berlim.

Serão ainda necessários vários meses até que todas as arestas estejam limadas. Só então é que todo o potencial deste mercado em expansão possa ser também captado pela mais popular marca de carros elétricos. Aliás, devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19 e as sucessivas quarentenas, o volume de produção acabou por enfrentar um sério revés.

Face ao exposto, a Tesla de Elon Musk continuou a depender das linhas de produção em Shangai, na China, para alimentar o mercado europeu. Desse modo, vimos a sua quota de mercado, na Europa, a cair de 13,75% na primeira metade de 2021, para 13,33%. Isto durante o primeiro semestre do presente ano.

Tesla Model 3 é superado apenas pelo Tesla Model Y na Europa

Tesla Model Y

Porém, o seu Model Y continuou a dominar as tabelas, revelando-se a viatura mais vendida nos últimos seis meses com um total de 44 472 novas unidades vendidas na Europa.

Em particular, em junho de 2022 os registos de novos veículos Tesla Model 3 caíram 76% face aos valores registados em junho de 2021. Ainda assim, face ao volume de unidades registadas, as vendas deste modelo foram muito positivas.

Os mais recentes dados mostram-nos que o Tesla Model 3 tem um sério rival no Model Y como carro mais popular na Europa. Em terceiro lugar está o Fiat 500 E, seguido pelo Peugeot E-208 e, só em seguida, é que encontramos o Volkswagen ID.4. Não obstante, o grupo Volkswagen é o atual líder de vendas na Europa, seguido pelo grupo Stellantis, com a Tesla em terceiro lugar.

Atentando ainda no Tesla Model 3 vemos no BMW i4 e no Polestar 2 os seus rivais mais diretos. Para além disso, o Model Y de Elon Musk está também a conquistar a atenção dos consumidores, tanto na Europa como no mercado doméstico dos EUA.

Grupo Volkswagen lidera as vendas na Europa, em terceiro lugar temos a Tesla

Carros elétricos

Olhando para o panorama geral, vemos o Grupo BMW a crescer como nenhum outro neste segmento. Mais concretamente, aumentando em 8,37% a sua quota de mercado graças a veículos elétricos como o iX, X3, bem como o BMW i4. Todas estas viaturas com motor elétrico tiveram uma boa receção no mercado, catapultando a fabricante da Baviera.

Importa ainda atentar no grupo Hyundai com os modelos Hyundai Kawai, para além do KIA EV6 e o modelo Niro a serem bem recebidos na Europa. Todavia, o mercado europeu continua dominado pelo grupo Volkswagen, com a Stellantis em segundo lugar.

Por fim, os dados utilizados neste artigo encontram-se disponíveis na publicação CleanTechnica.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.