Xiaomi surpreende os utilizadores com a atualização surpresa MIUI 13.1

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi tem na MIUI a sua própria interface de utilizador (UI) que reveste virtualmente todos os aspetos do sistema operativo Android da Google. Sabemos que atualmente a empresa chinesa trabalha nas versões MIUI 14, bem como na versão intermediária, a MIUI 13.5 a chegar em breve a vários smartphones da marca. Porém, temos agora uma atualização surpresa na forma da MIUI 13.1.

Já com o sistema operativo Android 13 em mente, a Xiaomi prepara a MIUI 14 a ser apresentada em ocasião posterior, precedida da MIUI 13.5 e, pelos vistos da nova MIUI 13.1. Esta atualização surpresa começou a ser distribuída há breves momentos no mercado doméstico da China e deverá contar com distribuição global.

A MIUI 13.1 é uma pequena atualização da Xiaomi antes da MIUI 13.5

A mudança mais importante com a nova atualização MIUI 13.1 é a alteração da versão base do sistema operativo Android, apresentando já a menção ao Android 13. Estas são as informações veiculadas recentemente pela publicação Xiaomiui.

Por outras palavras, a MIUI 13.1 já é baseada no Android 13 da Google, a próxima versão do sistema operativo que será apresentada oficialmente dentro de escassas semanas. Note-se, porém, que de momento a atualização está limitada ao mercado doméstico.

Aliás, tal como refere a fonte supracitada, de momento não há informações concretas sobre a nova atualização, disponível apenas para os modelos de smartphone Xiaomi 12. Não obstante, esta será uma atualização a chegar também ao mercado global.

Atualização limitada atualmente aos modelos da gama Xiaomi 12

Ainda de acordo com a mesma fonte, não é esperada uma disponibilidade da MIUI 13.1 para todos os modelos recentes da Xiaomi. Pelo contrário, esta será uma atualização restrita aos modelos mais recentes, sobretudo aos equipamentos de gama alta.

É igualmente provável que a MIUI 13.1 seja uma versão provisória vindo antecipar a chegada do Android 13, ainda que não se trate de uma versão beta, mas sim de uma versão estável da interface. De momento carecemos de detalhes sobre este software.

Para os utilizadores da gama Xiaomi 12 este é um novo pacote de novidades que pode chegar aos respetivos smartphones no decurso dos próximos dias. Desse modo, se têm um smartphone Xiaomi 12 ou Xiaomi 12 Pro verifiquem o centro de atualizações de software, ou a app MIUI Downloader.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Smart Air Purifier 4 Compact: o novo purificador de ar que vais querer ter
  • Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S: aspirador robot a preço irrecusável!
  • Xiaomi: estes 8 smartphones populares vão receber a MIUI 13
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.