WhatsApp prepara esta novidade para fazer frente ao Telegram e Signal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp prepara atualmente um novo chatbot similar ao que já temos no Telegram e no Signal para, primeiramente, mostrar ao utilizar as novas mensagens e chats com novidades sempre que abrimos a app. Esta ótima novidade está ainda em preparação, mas deverá chegar tanto à app de mensagens para Android como para iOS (iPhone).

A plataforma de comunicações do grupo Meta está constantemente a trabalhar em novas funções para manter os seus utilizadores satisfeitos. Agora, tivemos conhecimento da próxima adição que, em breve, simplificará a utilização do serviço. Na prática, ajudará os utilizadores a ver tudo o que há de novo como WhatsApp sempre que abrimos a aplicação.

Chatbot a caminho do WhatsApp, tal como no Telegram e Signal

📝 WhatsApp beta for Android 2.22.17.10: what's new?WhatsApp is working on announcing new features within the app, for a future update!https://t.co/EE4WQlQxcT

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 29 de julho de 2022

As novidades foram noticiadas primeiramente pela publicação WABetaInfo, sempre atenta aos desígnios do WhatsApp. Ainda em fase de desenvolvimento, esta funcionalidade deve fazer-se esperar até que chegue a todos os utilizadores da plataforma.

Em seguida podemos ver a possível apresentação das novidades pelo bot do WhatsApp. Ao que tudo indica este será o chat bot que informará o utilizador das principais novidades e comunicações desde a última vez que este tenha acedido à aplicação e plataforma.

Tal como evidencia a imagem abaixo, o chat bot apresentará as novidades da plataforma, indicará novas funções à medida que cheguem à plataforma e trará mais informações ao utilizador. Estes são os principais destaques com base no material fonte.

Dicas, informações e novidades no próprio WhatsApp

WhatsApp

Importa notar que, ao contrário do que sucede no WhatsApp Business, o utilizador não poderá responder ao chat bot e às mensagens por este enviadas. Será, pelo menos nesta fase, uma central de novidades com informação contextual para o utilizador.

Também de acordo com a fonte supracitada, estas comunicações automatizadas serão igualmente protegidas pela criptografia de ponta a ponta. Ou seja, teremos o mesmo grau de privacidade e proteção, mas caso necessitem de contactar o apoio e assistência da plataforma terão que recorrer aos canais adequados.

Por fim, temos algo muito similar nas plataformas rivais como o Telegram e Signal. Em ambos os serviços de comunicação instantânea também recebemos mensagens automatizadas pela própria plataforma com, por exemplo, as novidades gradualmente introduzidas nas respetivas aplicações e plataformas.

WhatsApp Messenger beta 22.16.0.76 for iOS is now available for beta testers.The beta program doesn't accept new testers.https://t.co/qZkpuzdbn3#WhatsAppBeta #iOS #Bot

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 29 de julho de 2022

Entretanto, temos também uma nova versão de testes (beta) para utilizadores de smartphones Apple iPhone (iOS). Para já, contudo, está apenas disponível para os utilizadores beta já registados no programa de testes.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.