Já ouviste falar no McMurtry Spéirling? Em 2022, este carro elétrico de uma pequena fabricante de automóveis britânica impressionou o mundo no Festival de Velocidade de Goodwood, quando bateu o recorde absoluto de subida de montanha. Agora, o VE com nome engraçado está de volta e já chegou a conquistar novos títulos.
Máquina de bater recordes
Desta vez, a equipa da McMurtry Automotive marcou presença no famoso Hockenheimring, na Alemanha, com um protótipo de validação do McMurtry Spéirling pronto para produção. O objetivo era estabelecer algumas voltas rápidas. E o carro não dececionou aqueles que ainda recordavam sua última performance.
Mesmo ajustado para apenas 3/4 da sua potência máxima, o Spéirling tornou-se a coisa mais rápida com para-lamas a correr ao redor daquela pista, conforme reportou a página Jalopinik. Para efeito de comparação, o Spéirling quebrou o recorde anterior do hipercarro AMG One, inspirado na F1 da Mercedes-AMG, com uma diferença de 14 segundos.
Com o ex-piloto de F1 Max Chilton a bordo, o carro da McMurtry Automotive teve tempo de volta de 1min24s43ms ao redor da pista de 2.842 milhas. Além disso, o pequeno EV de 1.000 cavalos de potência estabeleceu um tempo de volta quase 4 segundos mais rápido do que o recorde de classificação do DTM na pista, estabelecido em 2022.
Um "monstro" elétrico construído especificamente para destruir recordes, o Spéirling conta com um sistema de downforce ativo alimentado por ventilador que pode gerar mais de 4.400 libras de downforce, mesmo parado. Combinando de seus 1.000 cavalos de potência com o peso de pouco menos de uma tonelada permite ao veículo ir de 0 a 300 km/h em apenas 9 segundos.