Burla! Apaga imediatamente esta SMS do teu smartphone

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

As burlas através de mensagens escritas não são propriamente uma novidade. Mas os burlões melhoram cada vez mais as suas técnicas, com o objetivo de tentar ludibriar utilizadores mais desatentos. Assim acontece com a mais recente SMS que anda a circular no nosso país.

Pelas redes sociais são vários utilizadores que, na última semana, se queixam de ter recebido uma mensagem claramente fraudulenta. Esta avisa o utilizador de que tem uma mensagem de voz e chega com um link no final.

A mensagem que anda a circular em Portugal é uma tentativa de burla
A mensagem que anda a circular em Portugal é uma tentativa de burla

Quando recebemos uma mensagem de voz no smartphone, basta simplesmente digitar o número da operadora designado para o efeito. Pelo que este link é imediatamente de desconfiar. Mas para onde redireciona os utilizadores?

Não cliques no link desta SMS

Este link é resultado de um ataque concertado às operadoras. Ao abri-lo no teu smartphone Android, vai pedir para instalar uma app que começa a enviar SMS ou MMS para destinos nacionais e internacionais sem o teu consentimento.

🚨🚨🚨 mensagem de voz 🚨🚨🚨Se carregares no link de uma daquelas sms que te anunciam uma mensagem de voz, serás levado para uma página como a da imagem.Se carregares no link que aparece na página, estarás a descarregar e instalar um APP no teu telefone. NÃO O FAÇAS! pic.twitter.com/33FZuKMIOk

— Denúncia Burlas 🇵🇹❤️‍🩹 (@DenunciaBurlas) 28 de abril de 2022

Como é óbvio, isto só vai acontecer se tiveres a instalação de aplicações de fora da Google Play Store ativada. E uma vez que no iPhone não é permitido instalar aplicações de fora da loja oficial da Apple, não deves correr perigo.

O conselho, em qualquer dos casos, é que apagues a SMS e bloqueies e denuncies o número. Esta enquadra-se no conceito de "smishing", onde o utilizador recebe mensagens de texto fraudulentas, ao invés de emails (phishing).

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.