Boston Dynamics mostra 2 novos robôs que fazem ginástica, abrem portas e mais! (vídeo)

António Guimarães
Comentar

A empresa de engenharia robótica Boston Dynamics agracia de vez em quando a internet com demonstrações dos seus avançados robôs. Desta vez é um robô que mostra capacidades para ginástica bastante impressionantes e coordenadas, considerando que se trata de uma máquina.

Embora o vídeo seja intitulado "Parkour Atlas", o robô não faz parkour. No entanto, os seus movimentos são bastante graciosos desde fazer o pino até cambalhotas, terminando tudo numa pose digna de uma criança a brincar no parque.

Contudo, no final de 2018, a Boston Dynamics publicou um vídeo do robô (chamado Atlas) a saltar obstáculos. O robô começa a correr e salta por cima de um tronco, procedendo para saltos incrementais por cima de 3 plataformas.

Como funciona o robô Atlas?

A Boston Dynamics tem feito bastante progresso no desenvolvimento desta máquina. O robô humanóide funciona com 28 juntas hidráulicas e peças impressas numa impressora 3D. Estes componentes conferem grande mobilide e leveza ao Atlas. O dinâmico robô pesa apenas 80 quilos. Em relação aos seus movimentos, os mesmos são pré-programados, tal como as rotinas que vimos nos vídeos.

A Boston Dynamics está a vender um dos seus robôs

A empresa de engenharia lançou hoje o anúncio do Spot, um robô quadrúpede disponível comercialmente para empresas. Segundo a Boston Dynamics, este robô pode ser utilizado para monitorizar áreas de construção ou inspecionar locais perigosos para funcionários humanos como instalações de gás e electricidade.

O vídeo demonstra o Spot a abrir portas e a caminhar sobre terreno difícil, num amontoado de entulho. Além disso, o Spot consegue voltar à sua posição original caso caia ou perca equílibrio. Como diz a expressão em inglês "What a time to be alive".

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.