A Apple pode estar muito perto de apresentar a próxima geração do iPad mini. Informações encontradas no próprio código da empresa pelo informante Aaron Perris, colaborador do MacRumors, revelaram detalhes importantes do novo tablet, incluindo o chip A20 Pro — o mesmo do iPhone 18 Pro — e mudanças na câmara frontal.
O código também contém imagens aparentemente oficiais do equipamento. Embora mostrem apenas a parte frontal, existem algumas diferenças visíveis em relação ao atual iPad mini.
Câmara frontal muda finalmente de posição
Uma das alterações mais claras está na câmara frontal, que passa para a lateral mais longa do tablet, ficando otimizada para utilização com o iPad na horizontal.
Com esta mudança, o iPad mini deverá tornar-se o último modelo da linha a adotar esta disposição, já utilizada nos restantes iPads mais recentes.
Os botões de volume e de alimentação continuam posicionados na parte superior. No entanto, as imagens mostram ainda uma pequena abertura no topo do vidro do ecrã, semelhante à encontrada nos iPhones, que deverá estar relacionada com o novo sistema de som.
Segundo o MacRumors, a presença destes ficheiros no código da própria Apple é também um indício de que o lançamento poderá estar próximo.
A20 Pro deverá trazer um grande salto de desempenho
Outro detalhe revelado pelo código é a utilização do A20 Pro, que deverá representar uma das principais melhorias de desempenho desta geração.
No entanto, ainda não sabemos se o processador do novo tablet contará com as mesmas especificações do iPhone 18 Pro, mas tendo em vista que este é o mesmo processador dos smartphones topo de gama da Apple, a expectativa é de um aumento considerável de desempenho e para a possibilidade de suportar funcionalidades mais avançadas de inteligência artificial.
A utilização do A20 Pro colocaria assim o pequeno tablet da Apple mais próximo dos equipamentos de topo da marca em termos de capacidade de processamento.
iPad mini 8 poderá estrear ecrã OLED
Segundo informações anteriores de Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple prepara uma mudança do atual painel LCD para um ecrã OLED, tecnologia capaz de oferecer pretos mais profundos, maior contraste e cores mais intensas.
O painel poderá ainda ficar ligeiramente maior, embora as dimensões ainda sejam desconhecidas. Por outro lado, um dos relatos indica que a taxa de atualização poderá continuar limitada aos 60 Hz, sem a tecnologia ProMotion de 120 Hz.
Também é esperado um novo sistema de altifalantes baseado em vibração, que poderá eliminar os tradicionais orifícios utilizados para a saída de som. Esta alteração estaria relacionada com outra melhoria importante: uma possível maior resistência à água, aproximando o tablet da proteção encontrada nos iPhones.
As imagens descobertas por Aaron Perris parecem reforçar precisamente esta informação, devido à nova abertura visível na parte superior do vidro.
Por enquanto, a Apple ainda não confirmou oficialmente o novo iPad mini. No entanto, Mark Gurman aponta para um lançamento até ao final de outubro, pelo que não deverá ser necessário esperar muito para descobrir o novo tablet compacto da Apple.