As cinco melhores marcas de smartphones para atualizações

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 5 min.

O universo dos equipamentos Android caracteriza-se pela sua versatilidade e existe no mercado várias interfaces, baseadas no sistema operativo, que oferecem experiências distintas.

Mas não é fácil transformar o sistema operativo da Google em algo diferente e isso dificulta e demora a atualização para as novas versões. Estas são as cinco melhores marcas na disponibilização de grandes atualizações.

Razões para as atualizações do Android demorarem tempo a chegar a todos os smartphones

Sistema operativo Android
Crédito@MohamedHassan/Pixabay

O universo de equipamentos móveis movidos pelo sistema operativo Android é enorme e bastante versátil. Tal fica a dever-se à natureza de código aberto do sistema operativo Google. Mas as atualizações para uma nova versão do Android tendem a demorar a chegar a todos os smartphones disponíveis no mercado.

Uma das razões para isso acontecer prende-se com a dificuldade em tornar o Android diferente. Todas as marcas, à exceção da Google por motivos óbvios, colocam uma interface sob este sistema operativo para fornecerem uma experiência distinta de navegação.

Por outro lado, as marcas de smartphones têm um portefólio cada vez maior, sendo que cada um dos segmentos – e por vezes, alguns smartphones em específico – têm requisito diferentes que necessitam de ser respondidos para receber a tão aguardada atualização para uma nova versão do sistema operativo.

Tome-se como exemplo a Samsung que, todos os anos, lança cerca de 20 novos smartphones. Com um número tão elevado de terminais que, aumenta de ano para ano, a disponibilização de uma grande atualização que inclua uma nova versão do Android e da respetiva interface obrigatoriamente leva algum tempo.

Para contornar esta situação, as marcas habitualmente dão prioridade aos smartphones do segmento premium. Mas afinal quais são as marcas que dão mais garantias no apoio de software?

1. Samsung: de uma das piores à melhor

A lista de melhores marcas para atualizações começa com a Samsung. De forma inesperada, a Samsung passou de ser uma das marcas que mais demoravam a disponibilizar atualizações para ser agora uma das que lança mais atualizações e mais depressa.

Anteriormente, a Samsung lançava smartphones com versões mais antigas do sistema operativo Android. Mas a Google tomou medidas para acabar com essa fragmentação, o que tem vindo a ajudar a que a Samsung seja mais célere em atualizar o seu vasto portefólio de equipamentos.

Em fevereiro de 2021, a gigante sul-coreana prometeu quatro anos de atualizações Android para os seus smartphones premium e quatro anos de patches de segurança Android para todos os modelos Samsung, independentemente do seu segmento no mercado.

Por outro lado, a Samsung é uma das marcas que mais atualizações disponibilizou para o novo Android 13 e interface One UI 5.0. Além dos smartphones premium, a marca já conseguiu atualizar vários terminais da gama média.

Por estas razões, atualmente a Samsung é uma das melhores – senão mesmo a melhor – no campo das atualizações.

2. Google dita as regras do mercado

Como não podia deixar de ser, a Google é a mais rápida a atualizar o sistema operativo Android. Aliás, a gigante de pesquisas dita mesmo as regras do mercado.

Os modelos Pixel recebem de imediato as novas versões do sistema operativo e até têm direito a alguns recursos exclusivos. A Google oferece três anos de atualizações do sistema operativo e patches de segurança mensais. Mas tendo em conta que algumas marcas oferecem já quatro anos de atualizações, a Google poderá no futuro tornar-se mais generosa.

3. Uma surpresa chamada Nokia

É surpreendente que a Nokia ocupe uma posição nesta lista. Mas é um facto que a marca fornece um bom apoio aos seus clientes, no que diz respeito ao software.

Apesar de oferecer duas grandes atualizações para o sistema operativo Android, a Nokia é bastante rápida a disponibilizar o upgrade para as novas versões. Em 2019, a empresa Counterpoint elegeu-a mesmo como a melhor marca neste ponto em específico.

A grande vantagem da Nokia é ter um portefólio de smartphones significativamente mais pequeno que as restantes marcas aqui presentes e que, por sinal, faz toda a diferença.

4. OnePlus vai passar a oferecer quatro grandes atualizações

A OnePlus teve um começo auspicioso, mas depois começou a atrasar-se na entrega de grandes atualizações. Agora parece estar a recuperar e o lançamento do seu flagship OnePlus 11, em princípio, vai também trazer a novidade de a marca passar a fornecer quatro grandes atualizações.

No segmento de entrada de gama, a marca não é tão generosa, mas tendo em conta que disponibiliza um apoio bastante bom para os seus smartphones de topo que, por sinal têm um preço mais acessível do que os seus rivais, pode conquistar mais utilizadores para as suas fileiras.

5. Xiaomi: a interface MIUI é mais importante

É um facto que a Xiaomi costuma demorar a entregar as novas grandes atualizações. Mas tal fica a dever-se a duas razões, essencialmente. Em primeiro lugar, tem um portefólio gigante de equipamentos para atualizar e em segundo a interface MIUI é mais importante para a marca.

A empresa considera a MIUI como uma experiência completa e o sistema operativo Android é apenas uma parte. Por esta razão, a empresa muitas vezes disponibiliza atualizações para a sua própria interface, sem incluir uma nova versão do sistema operativo.

Por exemplo, veremos muitos equipamentos a receber a atualização para a nova MIUI 14, mas que vão continuar a executar versões mais antigas do sistema operativo Android.

Ainda assim, espera-se que a Xiaomi faça chegar a atualização para a MIUI 14 e para o Android 13 a uma grande fatia dos seus equipamentos móveis.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt