Android é líder, mas há cada vez mais smartphones iOS em uso

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os nossos telemóveis dividem-se hoje, essencialmente, em duas grandes famílias. Sucintamente, temos os smartphones Android e ecossistema Google, bem como os smartphones iOS e ecossistema Apple, representado pelos paradigmáticos Apple iPhone.

Este são os dois sistemas operativos que dominam o mercado e, neste final de 2022, temos novas métricas a atestar a liderança do Android, apesar de vermos um crescimento sustentado do iOS. Aliás, o iOS da Apple está a ganhar cada ves mais espaço no mercado.

iOS ganha espaço de mercado face aos dispositivos Android

As conclusões são agora apontadas pela entidade StockApps, mostrando o quão popular são os telemóveis Apple. Segundo esta entidade, há cada vez mais utilizadores a migrar para os iPhone, abandonando os seus smartphones Android.

Podemos observar, mais abaixo, a dinâmica de mercado com o Android a perder algum terreno (quota de mercado), face à crescente popularidade dos iPhone.

Android iOS StockApps
Quota de mercado do Android e iOS nos últimos anos (2019 - 2022). (Imagem: Reprodução).

São mudanças e flutuações perfeitamente normais, reflexo dos hábitos de consumo e utilização do consumidor geral que, esmagadoramente, opta por uma solução Android. Não obstante, o aumento do iOS e respetivo espaço no mercado é indicador de uma procura e utilização crescente das soluções apresentadas pela Apple.

De acordo com os dados divulgados, a quota de mercado do Android teve um ligeiro retrocesso durante o 3.º trimestre de 2022, ao passo que o iOS da Apple veio a crescer. A tendência estará a manter-se durante o último trimestre do ano.

Fragmentação do Android vs uniformidade dos Apple iPhone

Este movimento de mercado foi especialmente percetível durante o último trimestre de 2022 e no trimestre imediatamente anterior. É da opinião da fonte supracitada que a crescente fragmentação do Android tem causado a sua erosão em detrimento do iOS.

Importa frisar que este movimento de mercado já tem sido observado desde o início de 2022. Tome-se por referência este estudo da StockApps, onde em abril de 2022 davam conta do decréscimo de 8% na quota de mercado global dos dispositivos Android.

Em suma, perante os dados que diante de nós se apresentam, constatamos que as novas soluções e investimentos da Apple têm produzido os frutos desejados.

Porém, o Android continua a ser a figura dominante neste mercado mobile, sem desmérito do crescimento registado pela alternativa iOS.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.