Apple supera Samsung e é agora a líder mundial do mercado de smartphones

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A agência de análise de mercado Counterpoint Research acaba de disponibilizar os seus mais recentes dados alusivos ao mercado mundial de smartphones. Dados que colocam a Apple como líder do mercado, suplantando a sua eterna rival Samsung.

Os dados agora partilhados por esta fonte atentam ao último trimestre de 2022. Foi nos últimos meses do ano transato que a tecnológica norte-americana registou um crescimento significativo que a catapultou para a posição cimeira deste feroz mercado.

Apple cresce 42% no final de 2022 e é a nova líder do mercado

Segundo os dados divulgados pela Counterpoint Research, a Apple registou um crescimento de 42% entre outubro e dezembro de 2022. Este crescimento permitiu à empresa amealhar 23% do mercado face a uns modestos 16% nos trimestres anteriores.

Apple

Tal como se previa, a razão para este crescimento expressivo foi o lançamento da série iPhone 14. Apesar do aumento de preços sentido sobretudo na Europa, a Apple viu nestes produtos a sua "galinha de ovos de ouro" e que lhe permite ser aquela que mais vende no mundo.

Esta posição é ainda significativa se tivermos em conta que a Apple opera apenas no segmento premium, com produtos a serem vendidos acima dos 1000 €. Por outro lado, a Samsung tem um portefólio mais vasto, com propostas para diferentes carteiras.

É no mercado norte-americano que o domínio da Apple é mais expressivo, arrecadando a preferência de 57% do mercado. Em contraponto, é segunda classificada na Europa, quarta posicionada na América Latina e nem sequer vigora nas cinco mais no Médio Oriente e África.

Este cenário reflete o poder de compra dos últimos mercados mencionados, onde poucos utilizadores têm posses para adquirir os produtos da Apple. Como consequência, optam por ofertas mais acessíveis de marcas como Samsung, Xiaomi, OPPO, Motorola ou Tecno.

Importar notar que a OPPO foi a única empresa do top-5 mundial a registar crescimento no último trimestre de 2022. A tecnológica chinesa registou um crescimento de 4% que lhe permite assegurar o quarto posto desta hierarquia.

Samsung continua a dominar o mercado europeu

Consequência do crescimento da Apple é a relegação da Samsung para o segundo lugar a nível mundial. Aqui, a tecnológica sul-coreana representa 15% do mercado, reflexo de uma queda de 16% face a 2021 e de 9% face ao terceiro trimestre de 2022.

Quando olhamos para a Europa, o cenário é diferente. Aqui, a Samsung continua a ser líder com uma quota de mercado de 31%. Neste mercado vemos a Apple no segundo posto, seguida pela Xiaomi, OPPO e Realme.

Olhando para o mercado na totalidade, a Counterpoint Research dá conta do pior desempenho anual desde 2013. No ano transato, registou-se uma queda de 12% no envio de smartphones, o que significa que foram expedidos "apenas" 1,2 mil milhões de exemplares.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.