iPhone 15 terá porta universal USB-C, mas com limitações

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Será a próxima geração do iPhone a trazer consigo a tão aguardada porta universal USB Tipo-C. Mas a Apple quer contornar a situação e pode reservar uma surpresa para os utilizadores e sobretudo para a União Europeia.

Essa surpresa será limitar as velocidades desta entrada em alguns dos seus modelos do icónico smartphone. O iPhone 15 Pro e 15 Pro Max com o melhor deste padrão e os modelos base com entradas já mais datadas…

iPhone 15 e 15 Plus podem integrar portas USB 2.0 mais antigas

Imagem do iPhone 14
Apple quer integrar entradas USB diferentes nos modelos Pro e nos modelos base Crédito@Apple

Parece que será na próxima geração do iPhone que a Apple, finalmente, “vai dar o braço a torcer” e integrar a tão ansiada entrada USB Tipo-C. Mas, são cada vez mais os rumores, de que a empresa de Cupertino o fará, mas sob as suas condições.

O conhecido analista Ming Chi-Kuo veio, mais uma vez, afirmar publicamente que os vários modelos do iPhone 15 vão ter velocidades diferentes de carregamento e transferência via USB. Mais especificamente, os modelos mais avançados iPhone 15 Pro e 15 Pro Max vão chegar equipados com USB 3.2.

Já os modelos base, iPhone 15 e 15 Plus, vão ficar-se pela entrada USB 2.0, mais antiga e com velocidades mais baixas.

A Apple sempre resistiu a incluir esta entrada universal no seu smartphone icónico. Mas a nova legislação europeia que entra em vigor a 2024, obrigou Cupertino a ceder. Parece que a Apple vai cumprir, mas sob os seus próprios termos.

No entanto, terá de pensar bem na estratégia de diferenciação de velocidades a adotar. Tudo porque a União Europeia já esclareceu que “a harmonização da tecnologia de carregamento rápido vai ajudar a evitar que os fabricantes limitem injustificadamente a velocidade de carregamento. Também vai ajudar a garantir que a velocidade de carregamento seja a mesma ao usar qualquer carregador compatível para um dispositivo”.

Ora, os smartphones mais antigos não são obrigados a cumprir a diretiva, mas esse não é o caso do iPhone 15.

Será interessante ver qual a solução encontrada pela Apple para contornar esta situação, pelo menos, no Espaço Europeu. Mas só em setembro é que teremos solução para este mistério…

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt