Android Q fica mais parecido com o iOS através de novos gestos

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A versão Beta do Android Q está a ser explorada pela comunidade de utilizadores. Existe no entanto uma funcionalidade que a Google está a testar secretamente através desta versão prematura.

Existe uma modificação do Pixel Launcher incluída na build do Android Q que providencia uma panóplia de gestos de navegação. Tem o nome de código Quickstep e aproximam o Android ainda mais do iOS da Apple.

Os novos gestos estão localizados nas preferências do Launcher, onde podem ser activos. Posteriormente, o utilizador deve digirir-se às famosas opções de programador para finalmente activar os gestos.

O Quickstep é o novo conjunto de gestos do Android Q

Quando terminas este processo, os gestos que já existiam no Android Pie alteram-se e ainda são adicionados novos. Por exemplo, deslizar para cima traz uma nova animação para o menu Home.

Se deslizares para cima e não soltares o dedo, terás acesso às aplicações recentes para acesso rápido. Anteriormente as apps recentes eram exibidas no topo da gaveta de aplicações.

O gesto de deslizar para a esquerda transiciona para a última aplicação utilizada, embora a animação pareça incompleta. O deslizar para a direita deixa-te fazer scroll entre as apps recentes.

Contudo, isto são gestos que já são existentes em certos smartphones com Android Pie. O Xiaomi Mi A2, por exemplo, exibe a maioria destes supostos novos gestos.

android teste

Uma novidade notória é a capacidade de baixar a barra de notificações através do ecrã principal. Esta função já está implementada em vários smartphones de fabricantes como Samsung e Huawei.

Seja como for, não há dúvida que o Android está a implementar cada vez mais gestos que já vimos no iOS. Independentemente da nossa opinião pessoal, temos que admitir que os gestos dos iPhone são muito fluídos e intuitivos.

A Google tem vindo a trabalhar para simplificar cada vez mais o seu sistema operativo. É esperado que o Android Q recebe ainda mais 5 versões beta antes da final, que deverá sair no terceiro trimestre do ano.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.