Parece que o Google Plus não vai "morrer" por completo

António Guimarães

O Google Plus irá fechar de uma vez por todas oficialmente a partir do dia 2 de Abril. Contudo, isso não significa que os anos de conteúdo na rede social sejam completamente perdidos, muito pelo contrário.

A organização sem fins lucrativos Internet Archive pretende reunir o máximo de conteúdo publicado no Google+ para preservação. Posteriormente esse conteúdo será disponibilizado no website da organização.

golgle plus

É óbvio que todos os conteúdos que estiverem em privado ou que tenham sido apagados não estão contemplados. Estamos a falar de puramente publicação disponíveis para todos.

A Internet Archives está a fazer um backup gigante da moribunda rede social

É importante salientar que apenas o texto ou possivelmente capturas de ecrã das publicações estarão disponíveis. Conteúdos como vídeos associados ou comentários não estarão abrangidos.

Seja como for, é interessante saber que alguns dos conteúdos publicados ficarão "imortalizados" nos arquivos. A verdade é que o Google+ foi uma rede social algo irrelevante mas que teve uma base de utilizadores.

Caso ainda tenhas uma conta do Google+ com posts públicos, podes sempre eliminar a tua conta de uma vez por todas ou apagar as publicações uma a uma. A organização Internet Archive possui ainda um guia de como eliminar conteúdo do site.

rip google plus

As razões pelas quais a Internet Archive está a fazer este esforço para criar uma cópia de segurança não são claras. É raro ver este tipo de tentativa de preservação de uma rede social, ainda por cima uma nada popular como esta.

Aliás, temos que admitir que a maioria de nós só tinha uma conta no Google+ por causa da agregação de serviços "obrigatória". Esta situação acentuou-se mais quando a empresa de Mountain View forçou os comentários no Youtube a serem exibidos com a conta pessoal dos utilizadores.

Em conclusão, esta é provavelmente apenas uma tentativa inocente de preservar um pedaço de história da internet. Popular ou não, o Google+ foi uma parte integral dos produtos Google e como tal, merece ser recordada.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.