Chegou oficialmente no dia 21 de agosto, dia de eclipse solar nos Estados Unidos da América. A 8ª versão da plataforma da Google para dispositivos móveis havia sido finalmente disponibilizada. Chama-se Android Oreo e desde então ainda só está presente em cerca de 0.3% de todos os "droids". Entretanto, já saiu também o Android Oreo 8.1 na sua versão final, estável. Agora é a vez de o instalares no teu Motorola Moto G4 Plus!
Vê ainda: Xiaomi Redmi 5 e 5 Plus são uma autêntica lição de humildade da Xiaomi
A Motorola já revelou a lista oficial dos dispositivos que vão receber este update, esta tão esperada atualização por via oficial. Aliás, a versão de testes Beta já começou e em breve os Moto Z começarão a receber a versão final, estável e pronta para o público geral com todas as novidades desta nova versão, o Android Oreo 8.1.
Android Oreo 8.1 no Motorola Moto G4 Plus
Cumpre ainda salientar que sim, o Motorola Moto G4 Plus é um dos dispositivos que será oficialmente atualizado. Só falta é saber quando!
Posto isto, para todos os utilizadores que não queiram esperar até que a marca decida atualizar o seu equipamento, o Android Oreo 8.1 pode chegar mais cedo. Como? De forma não oficial, ou melhor, com recurso a uma Custom ROM baseada no AOSP (Android Open Source Project).
Uma vez que não existe uma data oficial, ou sequer prevista para a chegada deste Android Oreo aos Motorola Moto G4 Plus, vários utilizadores estão a recorrer a estas ROM's não oficiais, as Custom ROM's. Desenvolvidas por programadores independentes como é o caso daXDA Developers, são frequentemente uma boa alternativa.
Note-se, apesar de não serem a ROM oficial (a que é desenvolvida pela própria marca, neste caso a Motorola), não é por isso que deixam de ser seguras ou uma boa opção. Por vezes passa-se o exato oposto e são estas Custom ROM's as mais estáveis ou seguras.
Aliás, o programador Nikit Sharma (Dreamstar) é um dos mais respeitados programadores da comunidade XDA Developers e acabou de disponibilizar uma nova versão da Custom ROM AOSP. Baseia-se já no novo Android Oreo 8.1.
Incorpora já as mais recentes atualizações de segurança, o patch de segurança de dezembro. Os novos papéis de parede ou wallpapers, o novo launcher e várias outras funcionalidades do Android Oreo 8.1. Tudo isso já pode ser instalado no teu Motorola Moto G4 Plus.
Como instalar o Android Oreo 8.1 no Motorola
Note-se que todo este procedimento de instalação da ROM é algo técnico. Deverá ser feito com cuidado, paciência e alguma experiência em conceder permissões root ao Android. Caso não sigas este guia passo a passo, então poderás ter o teu smartphone brickado.
A 4gnews não se pode responsabilizar por qualquer dano, reparável ou não, que o leitor possa fazer caso não siga estas instruções à risca. Feito o aviso, procede com precaução. Vamos então!
Como instalar o Android Oreo no teu Motorola Moto G5:
- Descarrega todos os ficheiros que encontrarás mais abaixo
- Transfere (arrasta) os ficheiros AOSP-8.1.0 (ZIP) e as Gapps para a memória interna do Motorola Moto G4 Plus
- Desliga o teu dispositivo. Carrega no botão diminuir Volume + botão Power no teu Motorola Moto G4 Plus – entrarás no modo Recovery
- No menu Recovery (TWRP) seleciona Wipe e faz um reset de fábrica (este procedimento apagará todos os ficheiros no teu smartphone).
- Ainda dentro do menu Recovery (TWRP) seleciona Instalar e escolhe o arquivo AOSP ZIP, faz um swipe para instalar e aguarda.
- Mais uma vez, no menu Recovery (TWRP) limpa a memória cache e a memória Dalvik
- De volta ao menu Recovery (TWRP) instala as Gapps a partir da memória interna
- Reinicia o teu smartphone
- O Android Oreo 8.1 estará instalado. O primeiro boot pode demorar algum tempo
Arquivos / ficheiros necessários – Android Oreo AOSP ROM e a TWRP
Note-se que todos os aspectos e funções principais estão a funcionar sem erros ou bugs, tal como a telefonia, Bluetooth, Wi-Fi, todas as conectividades e até mesmo a câmara, GPS e outros parâmetros. Aliás, a ROM aparenta estar perfeitamente estável e funcional, julgando pelos comentários e feed-back do público.
ROM AOSP para o Motorola Moto G4 Plus está estável
Mesmo assim, e como em qualquer outra ROM, poderás encontrar alguns erros ou bugs. É sempre uma hipótese, até mesmo nas compilações oficiais, fornecidas pelas marcas.
Aqui, a vantagem é que todos eles estão a ser debatidos e corrigidos depois da sua deteção. Tal como podes ver na sua página dedicada no fórum XDA. Poderás também acompanhar os comentários dos utilizadores e o relatório de qualquer erro que possa surgir.
Espero que tudo corra bem a acima de tudo que possas usufruir deste Android Oreo 8.1 no teu dispositivo. Note-se que este procedimento de instalação pode ser aplicado a várias outras ROM's, com poucas mas existentes alterações.
Qualquer dúvida que surja durante o processo de instalação deixa-nos aqui em baixo, nos comentários. Toda a instalação deverá ser feita, sempre com calma e atenção a cada passo.
Assuntos relevantes na 4gnews: