5 alternativas à LastPass para guardar as passwords em segurança

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Lastpass é aplicação e serviço mais popular para guardar as palavras-passe de forma segura. No entanto, face ao ultimato lançado pela empresa responsável aos utilizadores do plano grátis, damos agora a conhecer as melhores alternativas seguras.

As alterações à política da empresa foram anunciadas em fevereiro de 2021e obrigam os utilizadores do plano gratuito a ter que optar entre passar a pagar, ou deixar de usar uma das vertentes. Só poderão usar o serviço ou no computador, ou no smartphone.

1. Bitwarden

Bitwarden

Disponível para Android na Play Store
Disponível para iOS na App Store

O Bitwarden é a melhor alternativa gratuita ao serviço da LastPass. Trata-se de um gestor de palavras-passe disponível para várias plataformas, para que desde o telefone ao computador, seja sempre possível ter acesso às credenciais do utilizador.

Temos todas as funções básicas disponíveis, tais como a criptografia de dados e autenticação do utilizador em duas etapas. Pode ser usada para mediar o preenchimento automático de formulários e agilizar a entrada e autenticação nos mais diversos serviços.

A quem estiver a cogitar uma alternativa à LastPass, esta é a primeira opção a considerar, sendo realmente completa.

2. Password Manager da Google

Google Password Manager

Disponível na plataforma Web

O gestor de palavras-passe da Google é uma das soluções mais intuitivas para armazenar as nossas credenciais. Sobretudo para utilizadores do Google Chrome, é uma ferramenta altamente recomendada pela sua segurança e também pela simplicidade.

A Google guarda as nossas passwords, verifica se as mesmas são fortes, avisa-nos quando estas possam ter sido comprometidas e fá-lo gratuitamente. Esta mesma função também está disponível nativamente nos dispositivos móveis Android.

Ainda que não seja uma solução tão completa como a LastPass ou a Bitwarden, é uma ferramenta muito sucinta, grátis e para usar no Chrome é altamente recomendável.

3. aWallet Password Manager

Disponível para Android na Play Store
Disponível para iOS na App Store

A quem procura um serviço simples, mas competente na execução, a aWallet é uma boa escolha. Está disponível gratuitamente, com a opção de comprar a versão premium por poucos euros. Conta com as funções mais úteis neste tipo de aplicações e serviços.

Podemos usar as suas funções no auto-preenchimento de formulários, encriptar as nossas palavras-passe, mantendo-as em relativa segurança, sempre disponíveis. Podemos guardar dados de acesso a websites, ou credenciais bancárias, entre outras opções.

A aWallet é provavelmente a melhor opção para quem pretende usar a versão grátis da LastPass numa plataforma e procura uma boa alternativa para o computador, ou para o telefone consoante o caso.

4. NordPass Password Manager & Digital Vault

Disponível para Android na Play Store
Disponível para iOS na App Store

A NordPass é desenvolvida pelos responsáveis da NordVPN, sendo uma excelente alternativa à LastPass. Temos uma versão grátis, bem como uma versão paga mediante subscrição mensal. Mesmo na versão grátis já temos suporte multi-plataforma.

O único "defeito" da versão grátis é a impossibilidade de estar autenticado em várias plataformas em simultâneo. Na prática, se estamos "logados" no PC, temos que proceder a nova autenticação para entrar no NordPass via smartphone ou tablet.

A NordPass é um dos serviços de armazenamento de credenciais mais novos neste segmento. Ainda assim, é uma alternativa viável à LastPass, ainda que atualmente a BitWarden seja superior na nossa opinião.

5. Enpass password manager

Disponível para Android na Play Store
Disponível para iOS na App Store

A Enpass é uma alternativa grátis algo limitada para quem não quer pagar. Podemos armazenar apenas algumas passwords na opção gratuita, mas, por outro lado, sincroniza todas as informações entre o computador e o telefone Android e iOS na perfeição.

As funções desta alternativa à LastPass são boas, com criptografia, suporte para diferentes tipos de credenciais e informações sensíveis e outros recursos avançados. A versão grátis está limitada a 25 passwords armazenadas.

Extra: Samsung Pass

Samsung Pass

Disponível na plataforma Web

Para utilizadores de smartphones Samsung e demais produtos do ecossistema da fabricante sul-coreana, esta é a opção integrada nos mais recentes dispositivos. Basta ter uma conta na Samsung para tirar proveito das suas funções e sincronização de dados.

O serviço está disponível para telefones da marca, não para computadores, pelo que é algo limitados. Ainda assim, para quem procura uma alternativa à LastPass para usar no telefone, pode ser precisamente a ferramenta ideal.

A Samsung é a maior fabricante mundial de smartphones, pelo que a popularidade dos seus telefones é inegável. Como tal, é provável que o leitor tenho um dispositivo desta marca e não careça de mais programas ou aplicações.

Antes de ires, vê os browsers mais populares, com as opções mais procuradas para navegar na Web. Aproveita e vê estas dicas para o teu smartphone Samsung, para tirar mais proveito do dispositivo móvel.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.