WhatsApp Business - Tudo o que precisas de saber!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O serviço WhatsApp Business foi anunciado pela empresa de Marck Zuckerberg, o Facebook como sendo uma versão reforçada e voltada para o mundo empresarial. Com efeito, caso desejes aderir a este serviço e nele criar uma conta comercial, terás um total de 3 métodos ou tipos de identificação. Desta forma, a tua segurança e identidade ficará assegurada.

Vê ainda: aqui, neste nosso cuidado guia passo-a-passo.

Já conhecias a WhatsApp Business?

Agora que cumprimos as formalidades cumpre salientar que o objectivo desta app (aplicação) é permitir a comunicação mais expedita e menos formal entre as empresas e os consumidores.

Facilitando pontos cruciais como a assistência ao cliente e a resolução de problemas. Em suma, para melhor toda a relação entre o consumidor e o cliente, aumentando a proximidade entre ambos. Esta aplicação poderá resolver, entre outras coisas, o tempo de espera entre resposta de emails ou contacto telefónico. As vantagens são inegáveis e variadas.

Depois de instalares a aplicação os utilizadores terão que se registar. Para tal será necessário o seu número de contacto. Posteriormente, poderás criar o teu perfil de negócios, ou melhor, a tua Conta Comercial. Aí poderás colocar todas as informações relevantes sobre a tua empresa, desde o site até à morada, horário de funcionamento, etc.

Enquanto utilizador de uma conta comercial poderás importar todos os chats, todas as conversas da tua conta de WhatsApp antiga. Em suma, poderás fazer uma migração completa dos conteúdos da tua conta convencional para a nova conta do WhatsApp Business.

As funcionalidades do WhatsApp Business

Poderás encontrar esta opção de importação de conteúdos durante o processo de registo caso o utilizador esteja a converter uma conta normal numa conta comercial. Algo que sem dúvida poupará bastante tempo aos novos utilizadores deste serviço voltado para o setor empresarial.

Cumpre ainda salientar que a empresa foi bastante veemente quando disso que os utilizadores do WhatsApp Business deverão apagar a aplicação convencional do WhatsApp dos seus dispositivos móveis. Isto no caso em que tenham registado com o mesmo número de telefone na nova WhatsApp Business. Caso não o façam isto causará uma reversão para a tua conta antiga e a abertura dos conteúdos na App antiga.

Outra das novas funcionalidades do WhatsApp Business são as respostas automáticas. Aqui, tal como o nome sugere, poderás definir um formulário de resposta automática. Caso os teus clientes te contactem e não estejas disponível, será apresentada esta mensagem previamente definida.

A mensagem aqui será enviada ao cliente quando estiverem a conversar através de um chat privado. Esta funcionalidade, contudo, pode ser desativada. Dentro dos grupos a mensagem será apresentada quando o consumidor / cliente mencionar (@) a pessoa em questão. Poderás também definir mensagens para quando estiveres ausente, bem como definir um horário para a apresentação destas mensagens.

Esta é a nova app do grupo Facebook, uma nova ferramenta

Os utilizadores do WhatsApp Business podem definir estas mensagens nas Definições, ao carregar na opção com três pontos. Encontrarás esta opção no canto superior direito dentro das definições da aplicação em si. Aí encontrarás todas as configurações necessárias.

Uma vez que o WhatsApp Business é um serviço voltado para o setor empresarial, os proprietários de uma conta comercial terão acesso a dados exclusivos. Dados e métricas como o número de mensagens enviadas, mensagens entregues, mensagens lidas e mensagens recebidas. Todas estas métricas poderão ser encontradas também dentro das definições.

WhatsApp Business pode revelar-se uma ferramenta útil na aproximação entre a empresa e o cliente.

Por último, caso queiras utilizar tanto a tua conta pessoal, na WhatsApp normal, como a WhatsApp Business no mesmo smartphone também o poderás fazer. Isto é... caso tenhas um dispositivo Dual-SIM ou dual-chip. Lembra-te, cada conta deve ser registada com um número diferente. Só assim evitarás os conflitos entre ambas as versões desta App.

Se for teu desejo, e para não deixares escapar os próximos artigos, dicas, listas e reviews, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de YouTube. Aqui terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa. Estas transmissões em directo são posteriormente publicadas sob o formato de PodCast para que possas desfrutar deste conteúdo em alta-qualidade.

A comunicação entre os consumidores e as empresas é de extrema importância. Desde a prestação de serviço pós-venda até ao simples esclarecimento de dúvidas. O potencial desta WhatsApp Business é sem dúvida inegável.

Acompanharemos este assunto, este app com especial atenção aqui na 4gnews. Trata-se de uma ferramenta que ainda não está globalmente disponível mas apresenta já uma grande quantidade de interessados na sua utilização. Tanto de um lado, como do outro.

E tu, planeias usufruir desta nova aplicação? Acreditas que pode ser uma boa forma de aproximar os clientes das empresas? Deixa-nos o teu feed-back, a tua opinião abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy J2 Pro (2018) já revelou todos os seus segredos

Motorola – Serão estas as primeiras imagens do Moto Z3 Ultra 2018?

OnePlus 5T – O smartphone com melhor relação qualidade / preço de 2017?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.