Xiaomi Redmi 5 e 5 Plus são uma autêntica lição de humildade da Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Quem diria que uma empresa fundada em 2010 pela mão dePlay Store – Mais de 20 apps temporariamente gratuitas para o teu smartphone

Qualquer um com dois olhos na cara e dois dedos de testa pode ver que os Xiaomi Redmi 5 e respectiva versão Plus representam uma nova tendência de design. Mas, oh, se fosse só isso não estaria aqui a escrever estas linhas. Está na cara que tem um novo aspecto, mais isso qualquer um vê...

O seu design marca um novo capítulo para a marca, sim, sem dúvida. Mas não deixa de ser o traço mais superficial e óbvio de um novo par de smartphones que representam acima de tudo uma ambição profundamente humilde e altruísta.

Xiaomi Redmi 5 e 5 Plus representam, acima de tudo, a humildade da marca

Com efeito, podemos até criticar a Xiaomi por lançar novos smartphones a cada par de semanas mas não podemos negar, sob pena de incúria, o seu cada vez mais relevante papel na democratização da tecnologia. Provando, a cada novo lançamento, que o premium não tem de ser extraordinariamente caro.

Isto porque a Xiaomi já é a maior construtora de dispositivos móveis no 2º maior mercado mundial de smartphones, a Índia. País onde grande parte da população se encontrava privada dos mais comuns bens essenciais, entre eles, o acesso à informação. Se em setembro passado, tal como avança a Forbes, a chinesa estava em 2º lugar, atrás da Samsung, agora já partilha o 1º lugar com a gigante sul-coreana.

É aqui que entra a Xiaomi com os seus novos Redmi 5 e Redmi 5 Plus. Dois novos smartphones extremamente baratos. Aliás, em ano de iPhone X parece um contra-senso lançar um dispositivo com tão belo design por bem menos de 200 dólares. Contudo, foi isso mesmo que a Xiaomi fez e não foi só um mas dois smartphones.

Olhando para o mercado indiano, foi com o Xiaomi Redmi Note 4 que a marca fez tremer a Samsung. Com efeito, esse é o 2º smartphone mais popular em toda a Índia. O Redmi 4 é o 6º mais popular e se analisarmos o Top 10 da AppBrain encontraremos mais 3 smartphones da tecnológica chinesa nesta lista.

O que trazem de novo os Xiaomi Redmi 5 e Redmi 5 Plus?

As suas especificações técnicas podem até nem ser impressionantes. Aliás, não há aqui nada de demasiado empolgante à primeira vista para além do seu design.

Ambos os dispositivos foram apresentados oficialmente no dia 7 de dezembro. Ambos, com um novo ecrã ou tela de 5.7 e 5.99 polegadas e o novo ratio 18:9. Algo que os dota de um design mais sofisticado. Mas basta olhar para a sua qualidade de construção para perceber que a marca não se ficou pelo aspecto. Não, isso era fácil.

Temos aqui dois smartphones construídos em metal, uma liga de alumínio e exuberantes nas suas cores. Estarão disponíveis em Azul, Dourado, Rosa Dourado e Preto. Mais uma vez, não necessitam de ser caros, para terem pelo menos um toque ou feeling premium.

Já a nível de características técnicas temos um ecrã de 5.7 polegadas, resolução HD+ com o novo ratio 18:9. No seu interior teremos um "coração" da Qualcomm, o Snapdragon 450 a 1.8 GHz. Estará disponível em diferentes variantes com 2GB RAM / 16GB ROM ou 3GB RAM / 32 GB ROM.

Os preços dos Xiaomi Redmi 5 e Redmi 5 Plus dispensam comentários

Os preços fixam-se pelos 120 dólares / 100 euros para a versão de 2GB RAM / 16GB ROM. Já por 135 dólares / 115 euros terás a versão de 3GB RAM / 32 GB ROM. Estes preços foram indicados para o mercado chinês e poderemos ver aqui algumas flutuações assim que cheguem às revendedoras online.

O Xiaomi Redmi 5 Plus conta com um ecrã maior, de 5.9 polegadas, resolução Full-HD+ (2160 X 1080 pixéis). Sem esquecer o novo ratio de 18:9. No seu interior temos a plataforma móvel Qualcomm Snapdragon 625 e várias configurações de memória. Desde 3GB RAM / 32GB ROM ou 4GB RAM / 64 GB ROM, cada uma com um preço diferente, obviamente. Aliás, temos aqui uma promoção para este novo smartphone.

Este equipamento tem expansão de memória via cartão de memória microSD e traz o sistema operativo Android 7.0 Nougat com a nova interface MIUI 9. No departamento fotográfico temos uma câmara principal de 12MP com 5MP na sua câmara frontal, para as selfies.

Consideras-te um fã da Xiaomi e dos seus produtos?

Os preços do Xiaomi Redmi 5 Plus serão de 151 dólares / 128 euros para a versão de 3GB RAM / 32GB ROM. Já por 196 dólares / 166 euros terás a versão de 4GB RAM / 64 GB ROM. Estes foram os valores apontados para o mercado chinês. Poderemos ver algumas flutuações quando chegarem às plataformas de venda online.

Em suma, se a Xiaomi cresce a cada dia que passa nos mercados um pouco por todo o mundo, não é à toa. Não é apenas graças aos seus topos de gama como o Mi 6 ou Mi MIX 2. Não, é devido à constante orientação e ambição de dar mais ao consumidor ao mesmo tempo que pedem cada vez menos do que qualquer outra marca famosa.

Dou por mim a prestar esta sincera homenagem À empresa de Lei Jun, não só pelos seus produtos, mas pelo seu modus operandi. Se tens um Xiaomi deixa-nos a tua opinião sobre a marca e os seus produtos aqui em baixo, nos comentários. Se fores um verdadeiro fã, dá uma partilha neste artigo!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy J2 Pro (2018) já revelou todos os seus segredos

Motorola – Serão estas as primeiras imagens do Moto Z3 Ultra 2018?

Nova

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.