Android Oreo 8.1 acaba de ser apresentado oficialmente pela Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Além de anunciar o Android Oreo Go Edition, a Google anunciou ainda que a versão final, estável, do seu novo Android Oreo 8.1 começará a chegar aos utilizadores já hoje. Com efeito, entre o dia 5 e 6 de dezembro a nova versão chegará, em primeiro lugar, aos utilizadores dos Pixel, estando também disponível para todas as construtoras.

Vê ainda: e Go

A gigante de Mountain View cumpre assim a sua promessa de lançar oficialmente a nova versão do Android Oreo 8.1 antes que o ano chegue ao fim. Esta é a nova versão final e estável do seu sistema operativo. Um Oreo que ainda continua a não ser mais do que uma miragem para a maioria dos utilizadores. Contudo, está na hora de conhecermos a novidades!

Android Oreo 8.1 foi disponibilizado hoje pela Google

Este Android Oreo 8.1 foi lançado pela primeira vez no dia 25 de outubro. Na altura ainda ao abrigo do programa de testes para desenvolvedores e programadores. No seu seio traz várias melhorias para o sistema de notificações.

Resolverá de uma vez por todas a "tempestade de notificações" quando ligamos o nosso smartphone à Internet. Terá ainda várias otimizações de desempenho e claro, as correções de erros. Este foi o primeiro "lote" de novidades que ficamos a conhecer na primeira compilação para programadores, a primeira developer preview.

Pouco depois, com a chegada da segunda developer preview, chegaram atualizações de estabilidade e imensas correções de erros e otimizações. Contudo, esta versão quase-pronta trouxe-nos o "acordar" do segundo processador dos novos Pixel 2 e Pixel 2XL, o Visual Core. O anúncio foi feito pela própria gigante tecnológica.

Este segundo processador estará agora ativo e ajudará os utilizadores a tirar fotos ainda melhores. Contribui ainda para o desempenho do smartphone em tudo o que exija mais dos seus gráficos.

Posto isto, a partir de hoje o Android Oreo 8.1 chegará em primeiro lugar a todos os Pixel 2, Pixel 2 XL, Pixel, Pixel XL, Pixel C, Nexus 6P, e ao Nexus 5X. Chegará via OTA (over the air) a todos estes equipamentos. Estará igualmente acessível, na sua versão final e estável, para todas as marcas, construtoras e programadores.

As novidades deste Android Oreo 8.1 incluem:

  • A “Neural Networks API (NNAPI)” ou API da rede neural - providenciará às aplicações a aceleração de harware (componentes físicos) necessária para uma eficaz aprendizagem dos mecanismos de inteligência artificial ou machine learning, incluídos nos nossos smartphones.
  • As aplicações poderão agora lançar apenas um alerta de notificação, um som de notificação por segundo.
  • O Android Oro 8.1 (API level 27) adiciona duas novas funcionalidades, duas novas constantes ou padrões de adaptação do sistema operativo às características de hardware do dispositivo em si.
  • Temos várias melhorias para os mecanismos (frameworks) de preenchimento automático
  • Podes agora controlar e vigiar os relatórios enviados pela Apps (aplicações) para o mecanismo de Navegação Segura da Google, o Safe Browsing.

E tu, tens algum destes dispositivos acima listados? Ficaremos atentos a qualquer desenvolvimento acerca deste tema. Qualquer dúvida ou questão deixa-nos também o teu feed-back abaixo, nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

Google Play Store conta agora com a nova App de pesquisa Google Go

Android Oreo Go é apresentado oficialmente pela Google!

Xiaomi Mi 7 e Samsung Galaxy S9 – o que vai distinguir estes dispositivos?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.