Android M permitirá descarregar vídeos do YouTube e usar o Google Maps totalmente offline

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Algo que já há muito tempo vinha sendo debatido e desejado era a possibilidade de ouvir uma música ou vídeo do YouTube sem estar ligado à internet, além de poder utilizar o Google Maps e todas as suas funcionalidade offline. Boas notícias, o Android M vem introduzir ambas funcionalidades e várias melhorias ao Google Chrome.

Agora o Youtube permitirá aos utilizadores fazer o download de vídeos durante 48h para que possam ser vistos com a melhor resolução ou qualidade de imagem/som, independentemente do tipo de Internet. Algo que há muito era desejado e que finalmente chegará ao público a partir do final deste ano.

Vê também: Android M é sinónimo de maior autonomia de bateria, carregamento rápido e USB Tipo C

Relativamente ao Google Maps, poderás utilizar esta poderosa aplicação totalmente offline, incluindo a procura offline e comandos de voz passo-a-passo sem ter que estar conectado à Internet. Estas novas opções serão introduzidas aquando do lançamento do Android M para o público geral.

O permissões das aplicações, links das aplicações e sobretudo na gestão de energia e carregamento. Estas novas funcionalidades e possibilidade de utilização offline do Google Maps e claro, o download de vídeos do Youtube são duas novidades muito aguardadas e que finalmente se materializam.

Cumpre ainda mencionar algumas das novidades para a navegação na internet com o Google Chrome, a navegação offline permitirá aos utilizadores guardar algumas páginas para, posteriormente consultarem. Isto será particularmente útil para poupar o tráfego de dados, por exemplo: estão numa área de acesso à internet wi-fi, carregam as páginas e podem ver mais tarde sem ter que recorrer ao tráfego de dados.

Além disso, o Chrome irá analisar a força da ligação à internet e ajustar a quantidade de imagens ou detalhes carregadas em cada página, isto para que certos sites não demorem uma eternidade a abrir caso a conexão de Internet seja fraca ou estejam em tráfego de dados.

Esta pequena mas útil adição chama-se Network Quality Estimator e tornará o Google Chrome ainda mais inteligente.

Talvez queiras ver:

  • Android M é sinónimo de maior autonomia de bateria, carregamento rápido e USB Tipo C
  • Android M disponível já a partir de hoje para desenvolvedores e no final do ano para o público geral
  • Vê em directo a Google I/O e as novidades do Android M
  • Android M anunciado oficialmente, sabe quais as novidades
  • Apple iPhone 7 com ecrã de margem a margem, uma realidade em 2016?
  • Já podes ter um Galaxy S6 Edge Iron Man Edition, se tiveres o poder de compra do Tony Stark
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.