Android Auto
Android Auto, em breve nos Audi e Volvo

Hoje em dia a tecnologia está presente em praticamente tudo e tornar-se-á presença assídua nos nossos veículos graças à plataforma Android Auto, por exemplo. Aliás, desde os nossos frigoríficos aos relógios de pulso inteligentes a tecnologia está cada vez mais presente na nossa vida.

Contudo, sinto que é no mundo automóvel onde o consumidor comum poderia usufruir de uma conexão e integração mais abrangente entre o seu carro e smartphone. Seja ele Android ou iOS sinto que as fabricantes poderiam desenvolver melhor este aspecto.

Vê também: iPhone 8: novos renders mostram um design diferente do que temos visto

   

Contudo, vimos hoje uma publicação no Blog da Google que refere diretamente a Audi e a Volvo. Ambas as construtoras utilizarão a próxima geração do sistema Android Auto nos seus próximos automóveis. Os Audi’s vão tornar-se ainda mais atrativos para qualquer entusiasta de tecnologia e a Volvo não ficará atrás.

No que consiste o Android Auto?

Muito resumidamente, o Android Auto é a plataforma da Google que pretende integrar várias das informações presentes no smartphone no teu carro. De forma a dar-te notificações e outras informações importantes como, por exemplo, a navegação pelo Google Maps. Dá-te ainda informações sobre o estado do tempo, trânsito, controlo da reprodução de música, entre outras funcionalidades.

Em suma, trata-se de uma assistente para o teu carro e, desde que foi lançado em 2015, o Android Auto já foi integrado em mais de 300 veículos apesar de a sua popularidade ainda ser meramente residual.

Android Auto

Voltando à publicação no Blog da Google, esta é muito vaga quanto às funções do Android Auto que a Audi e Volvo incorporarão nos seus próximos veículos mas menciona algumas características bem interessantes. Desde o controlo do ar-condicionado e climatizarão dos carros até ao controlo dos tetos de abrir. Sem esquecer, é claro, a navegação pelo Google Maps.

Este ano poderemos esperar (e contar) com um esforço redobrado para que a integração das assistentes virtuais como a Alexa da Amazon que chegará aos VolksWagen e aos Ford, se espalhe por mais construtoras. Portanto, será que a Audi e a Volvo implementarão a Google Assistant nas suas viaturas? Será este o próximo passo do Android Auto? Creio que muito em breve teremos essa resposta.

De momento, apesar de estarmos bastante entusiasmados quanto aos detalhes sobre o Android Auto, só amanhã é que teremos mais repostas. Relembro que o evento Google I/O terá lugar amanhã dia 17 de Maio às 14 horas (Pacific Standard) ou 22 horas de Lisboa.

Está prevista a apresentação de uma nova versão, ou pelo menos várias novidades para a plataforma Android Auto e, entre outras coisas, o anúncio oficia do Android O. Até lá, a única certeza é que aqui, na 4gnews, estaremos a atentos a todas as novidades.

Outros assuntos relevantes:

 Huawei Y7: o novo gama média da Huawei com bateria de 4000mAh

Samsung Galaxy S8 vendeu 5 milhões de unidades em menos de um mês

Serão estes os Nokia 8 e Nokia 9 em vídeo de apresentação?

Viaandroidandme
FonteGoogle
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).