city-walkA Alphabet é a gigante “mãe” de tudo o que é Google e as suas respectivas empresas. A mesma tem intenções de construir uma cidade digital.

Vê também: Apple encomenda à Samsung 100 milhões de ecrãs AMOLED de 5.5 polegadas

Uma das divisões da Alphabet é a Sidewalk Labs, que se especializa em melhorar a vida nas cidades através de tecnologias avançadas. Tendo já várias teorias, estão a ser planeados testes com objectivo de construir uma cidade tecnológica.

   

“Pensar numa cidade a partir da Internet é motivador mas difícil. Há pessoas com interesses, políticas e espaço físico. Contudo, no final, a tecnologia não pode ser parada” – Dan Doctoroff, CEO da Sidewalk Labs.

Os maiores problemas urbanos são as multidões excessivas, consumo de energia, poluição, trânsito congestionado, transportes públicos e eliminação de lixo. Embora seja possível planear soluções através de mapas e simulações virtuais, nada como dados da vida real.

city-busySegundo relatórios o director da Sidewalk Labs vai reunir-se com o CEO da Alphabet de forma a discutir a possibilidade de escolher uma cidade real para testar as soluções. Escusado será dizer que caso isto avance, haverão muitos países e cidades interessados em ser “cobaias”.

Mas qual seria o aspecto de uma cidade digital? Sem carros voadores e fatos espaciais claro mas sendo uma cidade desenhada para resolver problemas actuais com certeza que teremos carros automáticos, novas formas de governo, a famosa Google Fiber e Wi-Fi público por todo o lado. Um verdadeiro paraíso, na opinião de muitos.

Talvez queiras ver: